CIDADEDESTAQUE

IPHAN realiza investigação em possível sítio arqueológico em Ipu (CE)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou estudos em um possível sítio arqueológico existente no paredão da serra, em um local de difícil acesso, em região de mata fechada na cidade de Ipu, região da Serra da Ibiapaba, Ceará. Em 2021, o então Secretário de Turismo na época, junto ao Prefeito Robério Rufino, enviou um relatório detalhado ao IPHAN, solicitando uma investigação de vestígios pré-históricos no local.

Após dois anos da solicitação junto ao órgão, um grupo de três arqueólogos de expedição em investigação, realizou na tarde desta segunda-feira (10/07), estudos e levantamentos no local. O condutor de trilhas Alan (@ipunatrilha), levou os arqueólogos tanto nas pinturas rupestres, quanto na pedra dos pilões, onde possuem marcas de povos antigos.

Pedra dos pilões localizado na parte de cima do paredão da serra

Os registros da maioria dos sítios são baseados em estudos realizados durante os anos 60 por Mário Simões e Peter Hilbert, o que justifica a importância de recadastrar os sítios para identificar aqueles que resistiram à ação humana e quais ainda estão por ser descobertos.

O Sítio será mais um equipamento importante no conjunto de atrações indutoras do Turismo, bem como local de pesquisa científica e apreciação pela comunidade acadêmica e escolares em geral. “Ressaltamos a importância dessa expedição como mais um passo de valorização da nossa cidade pela Gestão “O progresso continua” com o Prefeito Robério Rufino, e também a importância dos nossos exploradores e amantes da natureza, Professor Petrônio Lima, Toinho Marinho e Alan Farias pela exploração das descobertas.” disse Silvio Andrade, ex-secretário de turismo na época e atualmente na Secretário de Desenvolvimento Econômico.

Leia também