CIDADEPOLICIAL

Secretário adjunto de esporte denuncia perfil fake no Instagram

Os crimes digitais como a invasão de contas nas redes sociais por hackers e a criação de perfis fakes estão crescendo cada vez mais no mundo cibernético. O suplente de vereador, atual secretário adjunto de esporte Kleisão Azevedo foi vítima da criação de um perfil fake no instagram recentemente, em que uma pessoa estaria usando suas fotos com o nome Edinardo Militão.

Segundo o político, um Boletim de Ocorrência será feito na Delegacia de polícia de Ipu, para denunciar o perfil e ele pede ajudar de amigos e conhecidos para denunciar o perfil na rede social e derrubar a página.

Como denunciar perfis falsos ou de ‘impostores’ que se passam por você nas redes sociais?

As redes sociais normalmente possuem um canal de denúncia para conteúdo inautêntico. No Facebook, por exemplo, a opção de denunciar um perfil encontra-se no menu “…” (três pontos), disponível em publicações e na visualização do perfil.

Porém, quando um perfil está se passando por você, algumas redes têm um canal específico.

  • Facebook: O Facebook tem uma página dedicada para “Denunciar conta impostora“;
  • Instagram: Preencha o formulário para denunciar contas falsas;
  • TikTok: Para denunciar uma conta falsa no TikTok, o canal é o mesmo das denúncias comuns. Visite o perfil em questão, clique nos três pontinhos (“…”) e então em “Relatar“. Preencha o formulário que aparecerá na tela e denuncie a conta. De acordo com as políticas do TikTok, perfis não oficiais devem sempre indicar claramente na biografia, apelido e nome de usuário de que o perfil se trata de uma paródia ou conta de fã e que não há afiliação com a pessoa ou marca verdadeira sendo retratada;
  • Twitter: Confira as orientações do Twitter para “Denunciar contas de falsa identidade” ou acesse o formulário de denúncia diretamente.
error: O conteúdo está protegido !!