CIDADE

Primeiro mês da estação chuvosa de 2023 tem chuvas abaixo da média em Ipu

Fevereiro, primeiro mês da estação chuvosa de 2023 em Ipu, Ceará, acumula volume de precipitações abaixo da média. Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o índice pluviométrico dos últimos 28 dias ficou em 136 milímetros (mm), cerca de 20% abaixo da média histórica para o mês, que é de 169.3 mm.

O volume deste ano, no entanto, é maior do que o ano passado, o acumulado foi de 30 mm, 82,3% abaixo da média e foi considerado o mais seco da última década. Na série histórica dos últimos dez anos, o fevereiro mais chuvoso foi registrado em 2018 com o registro de 267.6 mm.

A quadra chuvosa no Ceará, abrange o período de fevereiro a maio. Para o próximo trimestre, o prognóstico é de 40% de chance de chuvas acima da média. Porém, as precipitações devem ser mais irregulares no tempo e no espaço, o que pode dificultar o abastecimento hídrico.

O atual cenário se dá pelo afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuva nesta época do ano. 

Registros de fevereiro

  • São João – 144,7 mm
  • Ipu – 136 mm
  • Flores – 115 mm
error: O conteúdo está protegido !!