CIDADEGOVERNO

Prefeitura de Ipu realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Ipu, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com apoio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (01/12), a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema: “Situação dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da COVID 19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”

Estiveram presentes diversos segmentos da sociedade civil e do poder público para discutir e propor melhorias nas ações e na gestão das políticas públicas voltadas à infância e adolescência. A mesa de abertura contou com a participação da presidente do CMDCA, Maria Aparecida; Prefeito Municipal, Robério Rufino; Presidente da Câmara, vereadora Tia Olinda; Secretária de Assistência Social, Shirlene Sousa, Secretária Executiva do CEDCA, Maria da Conceição Numes e os jovens Miguel Linhares e Heloísa Camelo, representando o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

A palestra magna foi ministrada pela Secretária Executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes (CEDCA), Maria da Conceição Numes, que abordou o tema central da conferência. Para a Secretária de Assistência Social, Shirlene Sousa, o objetivo dessa conferência é reunir governo, sociedade civil e decidir as prioridades nas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes nos próximos anos.

A Conferência contou com 05 eixos temáticos importantes para o entendimento das discussões com a coordenação dos debates feitas pelo CRAS, CREAS, Secretaria Executiva do CMDCA, NUCA, e Secretarias de Saúde e Assistência Social:

  • Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia.
  • Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid 19.
  • Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia.
  • Participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico.
  • Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid -19.

Galeria de fotos