CEARAREGIONAL

Luzes do ‘Starlink’ chamam atenção de moradores de Ipueiras; vídeo

Moradores de Ipueiras e outras cidades do Ceará ficaram impressionados com luzes vistas no céu nesta quarta-feira (05/06). As luzes, em sequência e em baixa altitude, levantaram a dúvida sobre o que seriam aqueles objetos não identificados.

Um dos registros enviados ao Ipu Post são de moradores de Ipueiras, na Região da Ibiapaba. (veja abaixo)

Na verdade, as luzes vistas são de satélites artificiais que formam a “Starlink”, em órbita da Terra desde 2019. Devido às boas condições meteorológicas, eles podem ser vistos pelos cearenses. O projeto pretende levar internet rápida e de qualidade para todo o planeta via satélite.

Mas eles podem ser vistos novamente de tempos em tempos. Há uma ferramenta onde é possível saber quando os satélites Starlink estarão visíveis novamente. A plataforma “Find Starlink” mostra os dias e horários onde eles estarão visíveis conforme a região do planeta.

“Por volta das 18h40min, um agricultor da localidade de Lagoa do Arroz, Ipueiras, avistou várias luzes piscantes no céu. As mesmas se seguiam e depois de um certo tempo desapareceram”, informou o Corpo de Bombeiros sobre os relatos das luzes no céu.

“Olha o que passou por aqui! O trem satélite, muito lindo”, afirmou a moradora Vanessa Martins de Hidrolândia.

Starlink opera em órbita baixa — Foto: Pesquisa BBC

O que é o Starlink

O projeto Starlink foi idealizado em 2015 pelo empresário Elon Musk e é administrado pela empresa aeroespacial SpaceX. Objetivo é fornecer cobertura global de internet para todo o mundo, especialmente para as regiões que possuem fraca conectividade por banda larga.

(g1)

error: O conteúdo está protegido !!