CEARAIBIAPABAREGIONAL

Litígio CE x PI: Instituto Promover realiza encontro em Guaraciaba do Norte

Mais um decisivo passo será dado pelo grupo do Movimento Unidos pela Ibiapaba – Meu Lugar, Minha História, Meu Ceará, criado pelo Instituto Promover, com relação ao litígio entre o Ceará e o Piauí, que envolve terras de 13 municípios cearenses. Na próxima segunda-feira, dia 10 de junho, às 18h, será realizado um grande encontro para tratar dessa pauta no Gospel Fazenda Park Hotel, em Guaraciaba do Norte/CE.

Segundo um dos integrantes do Conselho do Movimento, José do Egito, esse encontro pretende envolver a sociedade civil, lideranças indígenas, líderes sindicais e empresários de todo o Ceará. Ele comenta que a mobilização objetiva encontrar uma forma de assegurar a integridade da história, da cultura e da economia do território cearense.

Os 13 municípios envolvidos na área de litígio são: Poranga, Croatá, Tianguá, Guaraciaba do Norte, Ipueiras, Carnaubal, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Ipaporanga, Crateús, Viçosa do Ceará e Granja. Nesses municípios, cerca de 245 mil cearenses podem “se tornar” piauienses; vai atingir 733 quilômetros de estrada; além da segurança hídrica, incluindo o açude Jaburu, um dos maiores do Ceará; mais de 21 mil agronegócios; 1 unidade de conservação federal; 3 unidades de conservação estaduais; 173 unidades de saúde; 290 unidades escolares; o aeroporto de São Benedito; 117 áreas de mineração; e sete sedes administrativas estão comprometidas.

A mobilização que está sendo feita para o evento da próxima segunda-feira (10) é de crucial importância, acrescenta o alpinista profissional Rosier Alexandre, que faz parte do Conselho do Movimento e é um grande conhecedor da região serrana em questão.

O Movimento Unidos pela Ibiapaba foi lançado durante a Pecnordeste 2023, reunindo diversos setores cearenses, e, segundo o presidente do Instituto Promover, Roberto Macêdo, foi o momento mais apropriado para alertar todas as autoridades sobre o impacto econômico que poderá ocorrer na disputa envolvendo os dois estados.

Sobre o litígio. Está sendo aguardada a qualquer momento uma perícia do Exército relacionada às regiões mencionadas na ação de litígio entre Ceará e Piauí, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Serviço: Encontro do Movimento Unidos pela Ibiapaba será realizado na próxima segunda-feira, dia 10 de junho, às 18h, no Gospel Fazenda Park Hotel, em Guaraciaba do Norte/CE. Telefone de contato: (85) 9.9153.1526 / Email: institutopromover.ceara@gmail.com

error: O conteúdo está protegido !!