Governo Municipal de Ipu realiza cerimônia de assinatura dos termos de execução da Lei Paulo Gustavo
O Governo Municipal de Ipu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Ministério da Cultura, investiu R$ 390 mil em projetos culturais no município. Os recursos foram destinados a 152 projetos, que beneficiaram mais de 500 artistas.
A secretária de cultura do município, Keyla Paulino, destacou a importância da Lei Paulo Gustavo para o fomento da cultura em Ipu. “Esse recurso foi aplicado por inteiro no fomento de 152 projetos culturais, beneficiando mais de 500 artistas”, disse.
Segundo o coordenador da lei no município, Daniel Campos, a maioria dos beneficiados são pessoas físicas, com exceção da Associação Cultural Filarmônica Antônio Freire, que é uma entidade jurídica. Diversas categorias foram contempladas, incluindo quadrilhas juninas, grupos de forró, eventos culturais, documentários, dança, teatro, literatura, música, artesanato e projetos de formação em audiovisual.
“80 músicos foram beneficiados em projetos individuais, esse exclusivo para músicos, todos que se inscreveram foram completados”, disse Campos.
Para 2024, o município já tem disponibilizado pelo Ministério da Cultura (MinC) mais de R$ 321 mil para fomentar os projetos culturais. “A gente já tem o recurso disponibilizado pelo MinC, já vai fazer adesão de mais de 321 mil para fomentar os projetos culturais no início de 2024 pela Lei Política Nacional Aldir Blanc”, disse Campos.
Os projetos contemplados devem ser executados no prazo de 12 meses e devem atender a critérios estabelecidos pela lei. Os recursos serão liberados de acordo com o cronograma de execução dos projetos.
A Lei Paulo Gustavo é uma importante iniciativa para o setor cultural. Com o recurso disponibilizado pela lei, os agentes culturais de Ipu poderão realizar projetos que beneficiam toda a população.
Galeria de fotos