IBIAPABAREGIONAL

Governo entrega para a Ibiapaba, Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho

O Governo do Ceará entregou, na manhã desta terça-feira (14), a nova Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho (UPECT) em Tianguá, na Serra da Ibiapaba. A entrega contou com a presença do assessor especial para Relação com os Municípios, Artur Bruno; do secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque; e do procurador-geral do Município, Leandro Lima, representando o prefeito Luiz Menezes;.

A unidade prisional, que teve investimento superior a R$ 5 milhões, tem capacidade para 153 internos, com possibilidade de ampliação da população carcerária devido a área de construção. As vagas serão divididas em celas coletivas e individuais, sendo 144 vagas distribuídas em 24 celas compartilhadas e 9 celas individuais.

A unidade de Tianguá foi construída em uma área de 1.540,23 m², mas possui terreno entre as muralhas de 9.765,24 m² para a construção de futuros novos blocos, galpões de trabalho e salas para aulas de ensino formal e capacitação de pessoas privadas de liberdade.

A penitenciária segue as diretrizes de arquitetura penal do Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e está dividida em três partes: bloco administrativo, módulo de ensino e módulo de vivências coletivas e individuais.

O bloco administrativo tem salas de direção, secretaria, salas para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), parlatórios, revista, alojamentos de policiais, consultório de dentista, clínico geral e recepção. O espaço conta também com refeitório, cozinha, depósito e lavanderia. A estrutura também oferece ambiente para Raio-x, bodyscanner, muralha com quatro guaritas, possibilitando melhor segurança para a unidade.

O módulo de ensino possui três salas de aula, uma oficina e uma sala de professores para garantir o acesso de internos nos projetos de educação formal, programas de capacitação e trabalho.

No bloco de vivências coletivas e individuais a unidade tem três blocos distribuídos em 33 celas com 153 vagas. Além disso, possui o quadrante dos policiais, sala multiuso para a oficina ou sala de aula e três grandes solários.

error: O conteúdo está protegido !!