CIDADE

Gato morisco é resgatado após ser atropelado na rodovia entre Ipu e Pires Ferreira

O ambientalista Petinha Lira recebeu, na manhã da última segunda-feira (13/11), um telefonema dos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Ipu (AMCI) informando que uma possível onça teria sido atropelada na rodovia entre Ipu e Passa Sede, zona rural de Pires Ferreira.

Ao chegar ao local, Petinha constatou que o animal atropelado era um gato morisco, também conhecido como oncinha amarela ou onça-vermelha. “Esse gato tem outros padrões. Às vezes nasce pelagem cinza, meio azulada”, explicou o ambientalista.

O pessoal da AMCI pediu auxílio a Petinha para resgatar o animal. O ambientalista, então, repassou o contato da ex-gerente da APA da Bica do Ipu, Tatiana Baltazar. “A Tatiana de prontidão fez o pedido para que o animal fosse resgatado lá para a unidade de Sobral para passar por uma perícia, e possivelmente cirurgia”, disse Petinha.

O ambientalista ainda não teve mais notícias do animal, mas acredita que ele está bem. “Eu creio que a coisa andou bem, viu? Esse registro do vídeo que postei no Instagram foi segunda-feira, de manhã, nesse trajeto do Passa Sede”, afirmou.

O gato morisco é uma espécie de felino silvestre que pode ser encontrado na Mata Atlântica. A espécie é ameaçada de extinção por causa da caça, da destruição do habitat. O resgate do animal é um importante passo para a conservação da espécie.

error: O conteúdo está protegido !!