Estudante de Ipu apaixonado por astronomia, criar perfil no Instagram e já tem mais de 120 mil seguidores
O estudante de 21 anos, Francisco Samuel Costa Martins, da cidade de Ipu, (CE), apaixonado por astronomia, criou em 2021 o perfil “Pieces Of The Universe” e hoje (13), até o fechamento da matéria, já conta com mais de 120 mil seguidores. A página no Instagram trata sobre a divulgação sobre ciência e astronomia.
O jovem conta que em 2021, conheceu a jovem de Pires Ferreira, Maria Larissa Pereira Paiva (Larittrix), que atualmente se tornou astronauta análoga, e passou a se aprofundar em astronomia. “Eu me expirei nela, para seguir nessa área de divulgação científica. No início era um perfil somente com fotos que eu tirava do céu, mas com o passar do tempo ele foi crescendo e eu migrei para divulgação científica” conta.
“E vi que era algo que eu gostava, repassar ciência e conhecimento para as pessoas. Também em 2021 entrei pro grupo InSpace [grupo de divulgação científica] que foi que me direcionou junto a Larittrix nessa área” disse Samuel
Por conta do crescimento do perfil, o estudante disse que convidou uma amiga de escola para ajudar a administrar a página na rede social. “Por conta que o perfil cresceu muito, eu chamei minha amiga de escola para me ajudar a administrar. O nome dela é Hortênsia Alves. Ela é da localidade de Passa Sede, zona rural de Pires Ferreira.
Reconhecimento nacional
Samuel Costa no final do ano passado esteve em Brasília (DF) acompanhado do também estudante Eduardo Jerônimo (17), e ganhou destaque na 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Sobre a participação na edição da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT) Samuel descreve como momento e gratificante. “Foi um momento único na hora da entrega das medalhas, felicidade e ansiedade predominavam. Mas vale ressaltar que sem o apoio da Prefeitura de Ipu que contribuiu com as passagens a viagem não seria possível. E também sem a ajuda da Larittrix, que foi fundamental nos dando assistência.” disse.
Sem citar nomes para não deixar ninguém de fora, o estudante aproveitou a reportagem do Ipu Notícias para fazer um agradecimento às pessoas e algumas lojas do Ipu que o ajudaram numa ‘Vaquinha’ para custear as despesas da viagem. “Também foram fundamentais no início, quando ainda não tínhamos certeza das passagens pela prefeitura.” disse.