CIDADEDESTAQUE

Jovem de Pires Ferreira se torna astronauta análoga aos 17 anos e sonha em cursar universidade nos Estados Unidos

A adolescente Maria Larissa Pereira Paiva, de 17 anos, tem o sonho de se tornar cientista. Ela se tornou astronauta análoga em janeiro ao fazer concluir um curso de astronauta no Centro de Treinamento Espacial da WEA (Wogel Enterprise Aerospace) em Brasília.

Agora Larissa tem o objetivo de cursar astronomia na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mas ainda não tem recursos para isso. Atualmente, ela é colabora no planetário do Dragão do Mar, em Fortaleza, ministrando palestras.

“Me interesso desde que era criança, com foco em ciências astronômicas e sociais, no sentido de democratizar o acesso. Eu fiquei encantada quando experimentei e percebi o impacto positivo que poderia causar na vida de outras pessoas. Meu sonho não é ser astronauta exatamente, mas se um dia tiver oportunidade e necessidade de uma astrônoma presente em alguma missão, eu estaria disposta, por isso o curso foi tão importante”, relatou Larissa.

No curso de astronomia análoga realizado em Brasília, ela teve experiências práticas de como ser um astronauta na terra. Entre as diversas aulas, Larissa aprendeu sobre primeiros socorros e resgate. Ela considera o curso um primeiro passo “para muita gente que quer ser astronauta”.

“A gente fez a aula de primeiros socorros e resgate, teve laboratório de microscopia, teve utilização da bancada de análise biológica, planejamento de missões espaciais, operação de rádio e transceptores, treinamento de emergência contra incêndio, exercício de simulação de missão espacial que foi muito interessante”, lembrou a adolescente.

Simulação de gravidade zero

Larissa Pereira em Brasília realizando o curso de astronauta — Foto: Arquivo pessoal
Larissa Pereira em Brasília realizando o curso de astronauta — Foto: Arquivo pessoal

Larissa também contou em entrevista ao g1 que no curso houve simulação de gravidade zero e que teve experiências como coleta de material e investigação de material.

“Nessa aula de microscopia a gente estudou sobre vida fora da terra, a gente fez também experiência com drone, teve um profissional com drone que foi lá em satélites também e a gente estudou até sobre pilotagem profissional e visitou o planetário de Brasília”, contou.

Larissa já terminou o Ensino Médio e, atualmente, está estudando por conta própria, mas aberta para bolsas de estudo.

 (G1/CE)

error: O conteúdo está protegido !!