CIDADEPOLITICA

Eleitores que votam em Ipu e moram em outras cidades terão passagem gratuita de ônibus; veja como viajar de graça

As viagens de ônibus entre as cidades do Ceará serão de graça no fim de semana do segundo da eleição, de sábado (29) a segunda-feira (31). Os deputados estaduais do Ceará aprovaram nesta quinta-feira a medida que garante o transporte público sem custo. A gratuidade vale também para metrô e VLT e será custeada pelo Governo do Estado.

A gratuidade vale para passagens de ida ao município de votação e de retorno ao domicílio de origem, entre as 17h do sábado (29) e 8h da segunda-feira (31).

Para isso, o cidadão deve apresentar o título de eleitor ou documento apropriado com foto, que comprove que ele vota na cidade de destino. No trajeto de volta, o eleitor precisa apresentar um comprovante de residência no novo destino.

A gratuidade não vale para ônibus que viajam para localidades de outros estados, mesmo que façam paradas em municípios cearenses.

“O objetivo é dar a possibilidade de todo cearense poder exercer o seu direito constitucional de votar, exercendo a sua cidadania”, explicou a governadora do Ceará, Izolda Cela, ao enviar o projeto para Assembleia Legislativa.

Como viajar de graça no dia da eleição no Ceará?

  • A gratuidade vale para passagens de ida ao município de votação e de retorno ao domicílio de origem, entre as 17h do sábado (29) e 8h da segunda-feira (31).
  • Para isso, o cidadão deve apresentar o título de eleitor ou documento apropriado com foto, que comprove que ele vota na cidade de destino.
  • No trajeto de volta, o eleitor precisa apresentar um comprovante de residência no novo destino.
  • Nos metrôs e VLTs, as passagens serão gratuitas sem exigência de qualquer comprovante.
  • A gratuidade não vale para ônibus que viajam para localidades de outros estados, mesmo que façam paradas em municípios cearenses.

Além da gratuidade no transporte entre cidades, ao menos cinco municípios cearenses terão transporte público urbano (aqueles que circulam entre bairros da mesma cidade) também de graça: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca e Crato. (Fonte: G1)