CIDADE

Eleição do Conselho Tutelar é neste domingo (1º); saiba onde e como votar em Ipu (CE)

Eleitores de todos os municípios brasileiros poderão comparecer às urnas amanhã domingo (1º) para escolher seus representantes nos conselhos tutelares. Em Ipu, 05 conselheiros serão eleitos com a responsabilidade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente no município.

Para votar é preciso estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Basta comparecer a algum dos 32 pontos de votação levando o título de eleitor e um documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira Profissional).

O horário de votação é das 8h às 17h. A lista com os nomes dos candidatos, seus respectivos números e conselhos para os quais estão concorrendo pode ser consultada neste link. Os endereços dos locais de votação veja nas imagens abaixo.

Cada eleitor só poderá votar em um candidato. O processo é similar ao de outras eleições: para validar o voto é preciso inserir o número de cada candidato e confirmar até que a urna eletrônica indique “fim”.

Diferentemente das eleições municipais, estaduais e federais, a participação do eleitor é opcional. Nesse ano, a eleição em Ipu tem 9 candidatos habilitados.

Os conselhos tutelares foram criados há mais de três décadas, quando instituído o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O artigo 131 do código estabelece que os conselhos são órgãos autônomos com a função de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes.

Locais de votação

Leia também

error: O conteúdo está protegido !!