CIDADE

Distrito Abílio Martins em Ipu receberá atendimento móvel da Defensoria nesta quinta-feira (24/8)

A população do distrito Abílio Martins, em Ipu, município situado no noroeste do Ceará, recebe nesta quinta-feira (24/8) a Van de Direitos da Defensoria Pública do Estado (DPCE). A unidade móvel ficará estacionada durante toda a manhã na frente do Ginásio Poliesportivo Maria Elza Soares. A ação é uma oportunidade para a população ter acesso a atendimento jurídico gratuito sem precisar se deslocar até a sede da Defensoria na cidade, cerca de 20 minutos de distância.

O defensor público Samuel Marques, atuante na comarca de Ipu, explica que a iniciativa surgiu em virtude da solicitação de uma associação de moradores do distrito. Além da escuta de um defensor público, uma equipe estará à disposição para realizar a triagem das demandas dos moradores e tirar dúvidas sobre os serviços da instituição. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, com entrega de senhas iniciando às 8 horas.

Esta é a primeira vez que a Van de Direitos irá ao distrito Abílio Martins. A expectativa é de que a cada dois meses defensores e colaboradores sejam deslocados para atender a mais distritos de Ipu, sendo as localidades próximas à serra os destinos seguintes da ação. Esse movimento é fruto do desejo de levar o acesso à justiça às comunidades mais carentes do município.

“A minha motivação é no sentido de buscar a aproximação da Defensoria com a comunidade mais carente e mais distante também do município. Muitas vezes, nós [defensores públicos] ficamos apenas no Fórum da cidade, enquanto a população dos distritos, que têm uma dificuldade de locomoção, é um pouco mais necessitada e carente de informações. Essa é uma oportunidade da Defensoria ir até o local onde a população realmente está e prestar esse atendimento de qualidade”, reflete Samuel.

Serviço
Atendimento jurídico da Defensoria Pública em Ipu (CE)
Quando: 24 de agosto (quinta-feira), a partir das 8 horas
Onde: Ginásio Poliesportivo Maria Elza Soares, no Distrito de Abílio Martins.