CIDADE

Crime em Várzea do Giló: Condenação e Pena Estabelecida em Júri Popular

Nesta quinta-feira (09/11), o Fórum de Ipu foi palco de um julgamento em Júri Popular que teve como réu Antônio Douglas Paz Simplício. O caso em questão envolvia a acusação de homicídio contra o ex-presidiário Francisco Wellington da Silva, cujo crime ocorreu em abril de 2021, no distrito de Várzea do Giló, zona rural de Ipu, no Ceará.

A sessão foi conduzida pela recém-nomeada juíza de Ipu, Dra. Edwiges Coelho Girão, que presidiu o tribunal, enquanto a acusação foi liderada pelo representante do Ministério Público, Dr. Itálo Braga. A defesa ficou a cargo do Defensor Público, Dr. Samuel Marques.

O veredito resultou na condenação de Antônio Douglas Paz Simplício pelo crime de homicídio privilegiado. Em termos jurídicos, o homicídio privilegiado implica na condenação por homicídio com uma causa de diminuição de pena. No caso em questão, a defesa argumentou que o réu agiu impelido por um domínio de violenta emoção, logo injusta provocação da vítima.

Além disso, durante o julgamento, foi reconhecida a qualificadora do meio cruel. O réu foi acusado de desferir inúmeras facadas na vítima, seguidas por uma tentativa posterior de degolamento. Essa caracterização agravante influenciou na pena final estabelecida.

A pena imposta a Antônio Douglas Paz Simplício foi fixada em 9 anos de reclusão. Entretanto, considerando que o réu já havia cumprido 2 anos e meio de prisão preventiva, a pena efetiva ficou em torno de 6 anos e meio. Além disso, foi determinado um regime de cumprimento de pena em semiaberto.

O julgamento, que teve ampla atenção da comunidade local, reflete a busca por justiça diante de um crime que abalou a tranquilidade da região. O desfecho do caso levanta questões sobre a aplicação da lei em situações que envolvem circunstâncias atenuantes, como a alegação de violenta emoção. O Fórum de Ipu, sob a liderança da juíza Dra. Edwiges Girão, continua a desempenhar um papel crucial na administração da justiça na região.

Sobre o crime

Assassinato a faca em Várzea do Giló, distrito serrano de Ipu na noite deste domingo (04)

error: O conteúdo está protegido !!