CIDADEDESTAQUE

Bica do Ipu: Índia Iracema ganha escultura monumental do artista plástico Ascal

Ipu, Ceará – 21 de fevereiro de 2024 – A Bica do Ipu, um dos principais pontos turísticos do Ceará, recebeu uma nova obra de arte que já está encantando visitantes. Trata-se da escultura da “Índia Iracema”, personagem icônica da literatura brasileira, idealizada pelo artista plástico cearense Ascal.

Com expressão moderna, a escultura foi esculpida em chapas de tarugos de aço de diversos tamanhos e formas, representando elementos da floresta, como folhas, gravetos e cascalhos. “Na minha concepção, a floresta é a mãe de Iracema”, explica Ascal, que possui obras em diversos países, como França, Alemanha, Japão, Estados Unidos, Portugal e Espanha.

Complexo turístico em desenvolvimento

A escultura da “Índia Iracema” faz parte de um projeto maior de revitalização da Bica do Ipu, que inclui a construção de um centro de artesanato, estacionamento, ponto de apoio para restaurante, rampa de acessibilidade e um mirante próximo à queda d’água. O projeto visa fortalecer o turismo na região e oferecer uma experiência ainda mais completa aos visitantes.

Bica do Ipu volta a jorrar água

Após as fortes chuvas registradas nos últimos dias no Ceará, a Bica do Ipu voltou a jorrar água, com a vazão aumentando consideravelmente. O “véu da noiva”, como é conhecida a queda d’água, voltou a ser um espetáculo natural que encanta os turistas.

Aumento do turismo na região

Com a volta da água à Bica do Ipu e a beleza natural da região, o turismo em Ipu está em crescimento. A movimentação no local se intensificou desde que a bica voltou a jorrar, atraindo visitantes de todo o estado e de outras regiões do país.

Aumento do turismo após a queda d’água voltar a jorrar

A Bica do Ipu

Com aproximadamente 130 metros de altura, a Bica do Ipu é um dos pontos turísticos mais emblemáticos do Ceará. A queda d’água, conhecida como “véu da noiva”, é um verdadeiro espetáculo da natureza e um convite para os amantes de aventura e paisagens exuberantes.

A revitalização da Bica do Ipu, com a inclusão da escultura da “Índia Iracema” e do “Guerreiro Branco”, também de Ascal, promete fortalecer ainda mais o turismo na região e oferecer aos visitantes uma experiência cultural e natural inesquecível.

Sobre Ascal

Conheça um pouco sobre o artista que fez a escultura moderna da Índia Iracema na Bica do Ipu.

Átila da Silva Calvet, ou simplesmente “Ascal”, apesar de cearense de Fortaleza, suas incursões pelo Recife são tão constantes que se integrou a cidade. Grande parte de sua produção faz parte dos acervos de pernambucanos, sem contar com obras que estão em várias partes do mundo, como; França, Alemanha, Japão, Estados Unidos, Portugal e Espanha. Sua pintura denota uma fatura pessoal, caracterizada através da textura e do cromatismo bem peculiar.

Sua escultura se apresenta geralmente em formas geometrizadas, através de metais, pedras, madeiras e resinas, representadas por configurações absolutamente criativas e inusitadas. Trabalhos desse porte fazem parte de diversos logradouros da cidade de Fortaleza.

error: O conteúdo está protegido !!