CIDADEDESTAQUE

AILCA empossa nova diretoria e neoacadêmicos, e entrega diploma Delmiro Gouveia

A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) empossou na noite deste sábado (13/01) a nova diretoria para o biênio 2024-2025. A chapa “O verbo é amar”, composta por Maria Silonildes de Mesquita (presidente), José Matias Costa (vice-presidente), Ana Maria Marques Martins (secretária geral) e Abílio Lourenço Martins (diretor financeiro), foi eleita por unanimidade.

Durante a cerimônia, também houve a posse dos neoacadêmicos Maria das Graças Dias Ribeiro (Grace) e Francisco Kleber Viana Torres. Grace e Torres são escritores e poetas, com diversos livros publicados.

Kleber Viana Torres e Maria das Graças, novos acadêmicos empossados

A posse foi prestigiada por autoridades, intelectuais e representantes da sociedade ipuense. O evento foi aberto com o discurso do agora ex-presidente Guto Pontes que fez um breve histórico de sua passagem como presidente, e a comemoração dos 18 anos da academia, além também de prestar uma homenagem surpresa a sua vice-presidente, a acadêmica Telma Lima.

A presidente da chapa “O verbo é amar”, Maria Silonildes de Mesquita [foto ao lado], também fez um discurso, no qual destacou a importância da cultura para o desenvolvimento de Ipu. Ela também falou sobre os planos da nova diretoria para o biênio 2024-2025, que incluem a criação de uma academia juvenil de letras, além do fortalecimento do intercâmbio entre a AILCA e outras instituições culturais do Brasil e do exterior.

Os neoacadêmicos Grace e Torres também fizeram discursos, nos quais agradeceram a honra de serem recebidos na AILCA. Eles falaram sobre sua trajetória pessoal e profissional, e sobre o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da cultura ipuense.

Além disso, durante o evento, e antes de terminar o seu mandato, o presidente Henrique Augusto Pereira Pontes (Guto) entregou o diploma de mérito cultural e social Delmiro Gouveia a duas personalidades da cidade: ao presidente da CDL, Sebastião Martins de Sousa Filho, e ao presidente do ponto de cultura, o maestro Diecks Araújo.

O diploma Delmiro Gouveia é uma honraria concedida pela AILCA a pessoas que tenham se destacado nas áreas cultura e social de Ipu.

A cerimônia de posse foi encerrada com um coquetel oferecido pela AILCA.

Galeria de fotos

One thought on “AILCA empossa nova diretoria e neoacadêmicos, e entrega diploma Delmiro Gouveia

Fechado para comentários.

error: O conteúdo está protegido !!