REGIONAL

Açude Araras, quarto maior reservatório do Ceará, volta a sangrar após três anos

O açude Araras, localizado no município de Varjota, na Região Norte do Ceará, chegou a 100% de sua capacidade. O Araras é o quarto maior reservatório do estado e tem capacidade para armazenar até 859 milhões de metros cúbicos de água.

A barragem sangrou pela última vez há quase três anos, no dia 26 de abril de 2020. Antes de 2020, o açude havia sangrado nos anos de 2011, 2009 e 2004.

Segundo a Cogerh, o Açude Araras fica próximo ao rio Acaraú, que corta os municípios de Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria. A água do açude é usada para atividades ligadas a piscicultura e serve também para o abastecimento humano nas cidades de Reriutaba, Ipu, Hidrolândia e Varjota.

O reservatório foi construído em 1951 pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e desde então possui grande relevância socioeconômica para a região norte do Ceará.

Situação hídrica

O Ceará tem atualmente 63 açudes sangrando, o maior número de açude com capacidade máxima nos últimos 12 anos, conforme dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).

Com as cheias, a reserva dos açudes passou de 5,8 bilhões de metros cúbicos, no dia 1º de fevereiro, para 9 bilhões metros cúbicos nesta sexta-feira. A reserva hídrica atual corresponde a 49% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados.

(g1/CE)

error: O conteúdo está protegido !!