IBIAPABAREGIONAL

Tradição, Cultura, Gastronomia e muita música marcaram o Festival Viçosa, Mel e Cachaça

O Festival Viçosa, Mel e Cachaça vem para colocar os holofotes sobre uma cidade que é patrimônio cultural e arquitetônico a nível nacional, e destacar o município como referência na produção da cachaça de alambiques e nos produtos derivados da cana-de-açúcar e do mel. O Festival além de movimentar a economia, aquece o turismo regional e recebeu ao longo dos 3 dias cerca de 42 mil pessoas em uma intensa agenda que contou com mais de 34 horas de programação musical passando pelo samba, chorinho, forró e jazz.

A tradicional Feira do Mel, Cachaça e Artesanato, contou com 81 expositores: Espaço para Artesanatos, Restaurantes para degustação da gastronomia local, Roteiro dos Engenhos, Bar temático e exposição das cachaças e alambiques. Para o articulador do Sebrae na Ibiapaba, Francisco Magalhães Terceiro: “O Festival injetou cerca de 15 milhões na economia da região nos setores de hospedagem, alimentação, comércio e serviços”.

Sucesso de público, os 17 shows musicais foram divididos em 3 palcos: Tarcísio Sardinha na Igreja do Céu, Zé Renato na Praça Clóvis Beviláqua e Chico do Cavaco na Praça Felipe Camarão, todos com acesso gratuito. Um grande destaque vai para os números nos canais digitais do evento que impressionam: “De fevereiro a junho de 2024 do evento acumulou mais de 3,5 milhões de impressões consolidando o sucesso do Festival Viçosa, Mel e Cachaça também nas redes sociais”, afirma Bernardo Lima, Diretor da Artfully.

Já para Gilton Barreto, Secretário de Turismo e Cultura de Viçosa do Ceará “o festival vem de encontro com diversas iniciativas desenvolvidas nos últimos tempos, tais como a criação do Roteiro dos Engenhos, Reposicionamento do destino, IG da Cachaça de Viçosa e dentre outras”.

Realizado através da parceria entre a Prefeitura de Viçosa do Ceará, Artfully e do SEBRAE com patrocínio pelo Banco do Nordeste, Governo Federal, Senar – CE e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, o Festival Viçosa, Mel e Cachaça contou com o Espaço Agro onde foram realizadas palestras e capacitações na carreta do agro, feira de máquinas e implementos agrícolas e acesso a linhas de crédito através do Banco do Nordeste em um consolidado de 2 milhões de reais.

error: O conteúdo está protegido !!