CIDADE

Sema identifica e coleta sementes em UC de Ipu, para produção de mudas em viveiros

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) entende que também é possível combater e prevenir incêndios e queimadas, coletando sementes em Unidades de Conservação (UC) estaduais. O gestor Danilo Soares Melo, da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu, coletou diversas sementes de espécies nativas na área da UC. “O objetivo é coletar sementes de plantas saudáveis para produzir mudas para reflorestar tamanha destruição por conta das queimada”, disse.

O trabalho de Danilo consiste em identificar e coletar as sementes. De acordo com o gestor, uma tarefa que requer atenção e cuidado. “A coleta das sementes só pode ocorrer quando estão maduras, e muitas vezes são colhidas de árvores de grande porte nativas já bem desenvolvidas e garantindo sementes com genética boa das plantas da Caatinga”, explica. Muitas plantas desse bioma produzem sementes no segundo semestre do ano, a exemplo dos Ipês que estão no período de floração em todo o Ceará.

Após selecionar as espécies aptas, os técnicos coletam as sementes que são levadas ao Viveiro Municipal, onde são produzidas mudas que posteriormente irão para praças, parques e vias públicas do município. “A coleta para abastecer o banco de sementes é fundamental para produção de mudas e consequentemente, para o reflorestamento de áreas degradadas e devastadas pelas queimadas e incêndios florestais”, informa. As sementes aptas recolhidas são selecionadas e levadas para os viveiros. Foram coletadas sementes das seguintes árvores: Barriguda, Ipê roxo, Jatobá Jucá, Tamboril e Flamboyant (ornamental).

Segundo o gestor, as sementes, no caso da Sema, são encaminhadas para o viveiro do Parque Estadual Botânico do Ceará e ou para o Parque Estadual do Cocó, onde são armazenadas em um banco de sementes. Depois são produzidas mudas que posteriormente irão para doação, reflorestamento de áreas degradadas e ou queimadas por incêndios florestais e para plantio nas praças, parques e vias públicas.

Sobre a APA da Bica do IPU

A APA da Bica do Ipu é uma UC categoria Uso Sustentável. Criada por meio de decreto em 1999, abrange uma área de 3.484,66 hectares, no município de Ipu, a 391 Km de Fortaleza. A criação foi justificada em decorrência das peculiaridades e fragilidades ambientais do ecossistema na Serra da Ibiapaba e da Bica do Ipu. Trata-se de uma área de grande valor ecológico e turístico, em permanente estado de risco face às intervenções antrópicas.