CIDADE

Maracatu Nação Ipuçaba homenageia o escravo Estevão no Carnaval de 2023 em Ipu

O Maracatu Nação Ipuçaba, de Ipu, traz como tema de seu desfile em 2023, “Estevão, o grito calado do Ipu”. A referência é feita à figura do escravo Estevão, que lutou pelo fim da escravidão.

O Maracatu Nação Ipuçaba desfilará nas ruas da cidade de Ipu no carnaval, domingo (19/02), a partir das 17h, com saída de frente a Casa de Cultura até a Praça de Iracema, onde ocorrerá a coroação da Rainha do Maracatu de 2023.

O cortejo do Maracatu Nação Ipuçaba desfilará com suas alas de corte, rei e rainha, casais de pretos velhos, balaieiro, porta-estandarte, índios, africanos e batuque, alegrando o tradicional carnaval de Ipu.

Maracatu Nação Ipuçaba

O maracatu é uma expressão cultural popular, afro-brasileira que surgiu em Pernambuco, mas que se espalhou por várias regiões do Brasil. No Ceará, o maracatu é uma manifestação cultural que se destaca por sua riqueza rítmica e simbolismo. O maracatu cearense é caracterizado pelo uso de instrumentos como alfaias, caixas, ganzás e agogôs, além de elementos como estandartes, fantasias e maquiagens que compõem um espetáculo visualmente impactante.

O grupo Nação Ipuçaba é um dos grupos de maracatu do Ceará. Fundado na cidade de Ipu, o grupo se dedica a manter viva a tradição do maracatu cearense e a promover a cultura afro-brasileira na região. O Nação Ipuçaba é conhecido por seu desfile durante o carnaval de Ipu, que atrai moradores e visitantes da cidade. Além disso, o grupo realiza apresentações em outras cidades do Ceará e em eventos culturais em outras regiões do país.

Para o Nação Ipuçaba, o maracatu é mais do que uma expressão artística: é uma herança cultural que deve ser preservada e valorizada. O grupo mantém viva a tradição do maracatu cearense, transmitindo os saberes e ritmos para novas gerações. O desfile do Nação Ipuçaba é um momento de celebração da cultura afro-brasileira, que reúne músicos, dançarinos, artesãos e espectadores em uma grande festa.

O maracatu cearense é, portanto, um exemplo da riqueza da cultura popular brasileira, que se renova a cada geração e se mantém viva graças ao empenho de grupos como o Nação Ipuçaba.

Escravo Estevão

Estevão de Ipu foi um escravo que viveu no Ceará, Brasil, no século XIX. Ele é conhecido por sua história de resistência e luta contra a escravidão. Cansado dos maus tratos do seu feitor, Estevão o assassinou com um golpe de uma mão-de-pilão e fugiu. Após ser capturado e preso, foi condenado à pena máxima da época, a execução sumária.

O público assistiu absorto a essa barbárie enquanto os escravos subiam a forca na praça. Esse enforcamento aconteceu na Praça em 1855, em um local próximo ao atual Fórum Municipal Dr. Francisco Pereira Pontes e ao Edifício que leva o nome do Juiz Federal Antônio Carlos de Martins Melo.
Este projeto é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Lei nº 18.012 de 1º de abril de 2022.

Serviço

Cortejo do Maracatu Nação Ipuçaba
Local: Saída da Casa de Cultura, chegada na Praça de Iracema
Horário: 17h
Data: 19/02/2023