CIDADEGOVERNO

Maio Amarelo: Autarquia de Trânsito realiza palestra de conscientização e prevenção de acidentes

Criada em 2011 pela Organização das Nações Unidas – ONU e atualmente em sua 12 edição no Brasil, a campanha Maio Amarelo tem por objetivo a promoção de um trânsito mais seguro.

O Governo Municipal de Ipu vem atuando durante todo o mês de maio junto a Autarquia Municipal de Trânsito, Cidadania e Serviços Públicos de Ipu (AMCI), a fim de conscientizar condutores de veículos sobre a importância de um trânsito mais seguro e responsável, despertando desta forma, o interesse pelas normas e boas condutas no trânsito.

Durante a manhã desta quinta-feira (25/05) foi realizado no Auditório da Escola Profissionalizante de Ipu, Antônio Tarcísio Aragão, uma palestra com enfermeiras representantes do Instituto Compartilha e com o Capitão Edvan Farias, secretário municipal de Cidadania e Segurança. O prefeito de Ipu Robério Rufino, a responsável pela Autarquia de trânsito em Ipu, Rosiana, e a secretária municipal de saúde Mabel Girão, também se fizeram presentes no evento.

Mesa de honra composta por autoridades do município e pelo diretor da escola Marcone Filho

O Maio Amarelo é um movimento de conscientização para redução e prevenção de acidentes de trânsito. “O Movimento Maio Amarelo é de extrema importância, pois contribui de forma eficaz para a redução de acidentes e mortes no trânsito. A Prefeitura Municipal de Ipu, por meio do nosso prefeito, através da Secretaria da Cidadania e Segurança e Autarquia de Trânsito apoiam o Maio Amarelo e realiza ações de conscientização nas escolas e ruas do nosso município.” disse Edvan.

Estão sendo abordados assuntos como: uso correto do capacete, uso do cinto de segurança, direção sob efeito de álcool, uso de celular na direção de veículos, entre outros. “O objetivo é salvar vidas, alertar e conscientizar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.” disse o prefeito Robério.

Capitão Edvan um dos palestrantes do evento

Números em gastos por lesões no trânsito no Ceará

Segundo números da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), os gastos com internação no período de 2019 a 2022 (04 anos), foram de aproximadamente R$ 74.215.187,38, com aproximadamente 45.072 internações, o que equivale a um gasto individual de aproximadamente R$ 1.646,59. Nesse mesmo período tivemos aproximadamente 4765 mortes.

Acidentes de Trânsito ocorridos no município de Ipu nos últimos dois anos

A população de Ipu conforme o censo de 2021 é de 42.148 habitantes e segundo dados da Autarquia, 10.860 motos e motonetas estão registradas no município, que representa 25,77% da população com motocicleta. Todos os acidentes ocorridos com vítimas nos últimos dois anos no município foram com motocicletas.

  • 2021 – 09 (nove) acidentes, sendo 03 (três) acidentes graves e 00 vítimas fatais.
  • 2022 – 10 (dez) acidentes, sendo 04 (quatro) acidentes graves e 03 (três) vitimas fatais (uma na sede e as outras duas no interior).

Galeria de fotos