Maio Amarelo: Autarquia de Trânsito realiza palestra de conscientização e prevenção de acidentes
Criada em 2011 pela Organização das Nações Unidas – ONU e atualmente em sua 12 edição no Brasil, a campanha Maio Amarelo tem por objetivo a promoção de um trânsito mais seguro.
O Governo Municipal de Ipu vem atuando durante todo o mês de maio junto a Autarquia Municipal de Trânsito, Cidadania e Serviços Públicos de Ipu (AMCI), a fim de conscientizar condutores de veículos sobre a importância de um trânsito mais seguro e responsável, despertando desta forma, o interesse pelas normas e boas condutas no trânsito.
Durante a manhã desta quinta-feira (25/05) foi realizado no Auditório da Escola Profissionalizante de Ipu, Antônio Tarcísio Aragão, uma palestra com enfermeiras representantes do Instituto Compartilha e com o Capitão Edvan Farias, secretário municipal de Cidadania e Segurança. O prefeito de Ipu Robério Rufino, a responsável pela Autarquia de trânsito em Ipu, Rosiana, e a secretária municipal de saúde Mabel Girão, também se fizeram presentes no evento.

O Maio Amarelo é um movimento de conscientização para redução e prevenção de acidentes de trânsito. “O Movimento Maio Amarelo é de extrema importância, pois contribui de forma eficaz para a redução de acidentes e mortes no trânsito. A Prefeitura Municipal de Ipu, por meio do nosso prefeito, através da Secretaria da Cidadania e Segurança e Autarquia de Trânsito apoiam o Maio Amarelo e realiza ações de conscientização nas escolas e ruas do nosso município.” disse Edvan.
Estão sendo abordados assuntos como: uso correto do capacete, uso do cinto de segurança, direção sob efeito de álcool, uso de celular na direção de veículos, entre outros. “O objetivo é salvar vidas, alertar e conscientizar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.” disse o prefeito Robério.

Números em gastos por lesões no trânsito no Ceará
Segundo números da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), os gastos com internação no período de 2019 a 2022 (04 anos), foram de aproximadamente R$ 74.215.187,38, com aproximadamente 45.072 internações, o que equivale a um gasto individual de aproximadamente R$ 1.646,59. Nesse mesmo período tivemos aproximadamente 4765 mortes.
Acidentes de Trânsito ocorridos no município de Ipu nos últimos dois anos
A população de Ipu conforme o censo de 2021 é de 42.148 habitantes e segundo dados da Autarquia, 10.860 motos e motonetas estão registradas no município, que representa 25,77% da população com motocicleta. Todos os acidentes ocorridos com vítimas nos últimos dois anos no município foram com motocicletas.
- 2021 – 09 (nove) acidentes, sendo 03 (três) acidentes graves e 00 vítimas fatais.
- 2022 – 10 (dez) acidentes, sendo 04 (quatro) acidentes graves e 03 (três) vitimas fatais (uma na sede e as outras duas no interior).
Galeria de fotos