Legislativo de Pires Ferreira retorna com aprovações unânimes importantes para a população
Na noite da última quinta-feira, 15 de fevereiro, o Legislativo de Pires Ferreira retomou os trabalhos do primeiro período de 2024 em uma sessão marcada por aprovações de importantes projetos para o município. Sob a presidência da vereadora Jamille Mororó, os legisladores expressaram seu compromisso renovado com o bem-estar da população local.
“Antes de prosseguirmos, eu gostaria de expressar meus votos de novo ano repleto de realizações a todos os colegas vereadores e ao público presente. E agradecer a Deus, por estarmos mais um ano aqui tendo a oportunidade de trabalharmos do desenvolvimento e do Bem Estar do nosso povo de Pires Ferreira. Que possamos juntos enfrentar os desafios e buscar soluções que contribuam para o progresso de nossa cidade.” disse a presidenta
O líder da prefeita da Câmara, vereador Eduardo Firmiano, iniciou a sessão solicitando urgência na aprovação dos projetos de lei encaminhados pelo Executivo Municipal. Dentre os projetos em pauta, destacam-se:
- Projeto de Lei nº 002/2024: Concede reajuste salarial mínimo mensal dos servidores municipais.
- Projeto de Lei nº 003/2024: Dispõe sobre a adequação da remuneração mínima da Classe Docente do Quadro do Magistério da Educação Básica ao Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica.
- Projeto de Lei nº 004/2024: Autoriza o Poder Executivo Municipal a Transformar o Cargo de Auxiliar de Enfermagem em Técnico em Enfermagem.
- Projeto de Lei nº 005/2024: Institui a Política Municipal do Bem-Estar e Proteção Animal de Pires Ferreira (PMBEA).
- Projeto de Lei nº 006/2024: Dispõe sobre a implantação do Programa Máquinas para Desenvolver.
Todos os projetos foram aprovados por unanimidade, refletindo um consenso entre os legisladores quanto à importância das medidas propostas para o avanço e desenvolvimento da cidade.
Além das propostas do Executivo, um projeto de autoria do Legislativo de Pires Ferreira, o Projeto de Lei nº 001/2024, que concede revisão na remuneração do cargo do agente contratação do Poder Legislativo Municipal e de outras providências, também foi aprovado, evidenciando o compromisso da Câmara com questões internas e valorização dos servidores públicos locais.
Em outro ponto de destaque da sessão, foi colocada em votação o parecer técnico do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com parecer pela aprovação das contas de gestão da ex-prefeita Marfisa Aguiar. O resultado, com uma votação expressiva de 07 votos a favor e 01 voto contra, evidenciou a confiança da maioria dos vereadores na condução da gestão anterior, apesar da discordância pontual de um vereador de oposição.
A sessão, portanto, marcou não apenas o retorno das atividades legislativas em Pires Ferreira, mas também a demonstração de união e compromisso dos vereadores com os interesses da comunidade, mesmo diante de desafios e divergências políticas.
Uso da tribuna
Apenas o vereador Eduardo Firmino fez usa da tribuna, ouça abaixo o discurso do edil.