CIDADE

Kroma Energia lança Pedra Fundamental da Usina Fotovoltaica Ipu

Evento acontece dia 26 de setembro, às 8h, no município de Ipu

A Kroma Energia realiza a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da Usina Fotovoltaica Ipu (UFV Ipu), quarto parque de energia solar da empresa pernambucana no Ceará. A solenidade, exclusiva para convidados, ocorrerá no dia 26 de setembro (sexta-feira), a partir das 8h, no bairro de Pereiros, no município de Ipu, a aproximadamente 283 km de Fortaleza, no Noroeste Cearense.

Com investimento de mais de R$ 4,7 milhões, a operação comercial está prevista para iniciar ainda no segundo semestre de 2025. A usina contará com capacidade instalada de 1,30 MWp e uma produção anual estimada de 2.741,20 MWh — energia suficiente para abastecer 1.500 residências.

Ao todo, serão 2.160 módulos fotovoltaicos instalados em uma área de 4 hectares, área equivalente a cinco campos de futebol. A expectativa é de que a usina evite a emissão de 80 toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente ao plantio de 560 árvores.

Além do impacto ambiental positivo, a Kroma prevê um impacto econômico importante na região, com a expectativa de gerar cerca de 100 empregos diretos e indiretos durante a obra da UFV Ipu.

A BelEnergy fornecerá o kit fotovoltaico para o empreendimento, que é composto por módulos da Astronergy, inversores da Huawei e trackers da Valmont Solar. Participam da cerimônia, representando o Grupo Kroma, o diretor de Soluções Energéticas, Écliton Ramos; a gerente de Projetos, Mariana Lucena; e o coordenador de Engenharia de Geração Distribuída, Matheus Cavalcanti. O deputado estadual Bruno Pedrosa, a prefeita de Ipu, Milena Damasceno, e os vereadores do município também estarão presentes no evento.

Kroma Energia
Fundada em 2008, a empresa pernambucana atua no desenvolvimento de projetos voltados à geração e comercialização de energia. Com uma abordagem moderna que integra tecnologia, expertise e otimização de investimentos, a Kroma Energia foca em oferecer soluções eficientes e de excelente custo-benefício na gestão, comercialização e geração de energia para seus clientes.

No histórico de suas realizações, a empresa se destaca no desenvolvimento do Complexo Arapuá, em Jaguaruana, o maior parque de energia solar da empresa até o momento, com capacidade instalada de 247 MWp; e o Complexo Apodi, em Quixeré, projeto executado em parceria com a Equinor e a Scatec e em operação desde o ano de 2018. Ainda no Ceará, a empresa é responsável pela Usina Fotovoltaica Beberibe, concluída em 2023, com capacidade instalada de 3,16 MWp e com produção anual de 6.132 MWh.

Atualmente, a Kroma Energia possui um portfólio de 5,7 GW em projetos de geração renovável, entre ativos em operação e em desenvolvimento. Até 2026, a empresa prevê alcançar 476 MWp de capacidade instalada em operação na modalidade de Geração Centralizada (GC), consolidando sua expansão no mercado.
Além dos grandes projetos de GC, a Kroma também investe em Geração Distribuída (GD), que consiste na geração de energia próxima ao local de consumo, por meio de usinas de menor porte. O objetivo é possuir uma capacidade instalada de 20,2 MWp em operação até o final de 2025.

A Kroma Energia é membro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel).