CIDADEPOLITICA

Justiça Eleitoral inicia preparação das urnas para as eleições municipais em Ipu e Pires Ferreira

A Justiça Eleitoral da 21ª Zona Eleitoral deu início, nesta terça-feira (24/09), à preparação das 289 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais em Ipu e Pires Ferreira. A operação, realizada no Cartório Eleitoral, contou com a supervisão da juíza eleitoral, Dra. Edwiges Coelho Girão, do promotor de Justiça Dr. Ítalo de Souza Braga, do chefe do Cartório, Glayton Ferreira Alves de Oliveira, e de servidores do Cartório Eleitoral.

Os equipamentos passaram por procedimentos essenciais como a geração de mídias, carga e lacração, assegurando que os sistemas eleitorais e dados de eleitores e candidatos sejam armazenados de maneira segura. O processo de lacração incluiu o fechamento das portas de acesso físico das urnas com selos especiais, garantindo a integridade dos equipamentos até o dia da votação.

Hoje (25), uma auditoria das urnas será realizada, novamente com a participação do promotor e da juíza eleitoral, para certificar a conformidade de todos os equipamentos. As urnas, após a lacração, serão armazenadas e transportadas para os respectivos locais de votação na véspera do pleito. É importante destacar que os dispositivos são programados para funcionar apenas no dia e horário da eleição, evitando qualquer utilização prévia.

No município de Ipu, onde 32.860 eleitores estão aptos a votar, serão distribuídas urnas em 51 locais de votação, que abrigam 135 seções eleitorais no total. Dessas, 18 seções são agregadas e 117 são seções principais, equipadas com urna. Já em Pires Ferreira, 8.502 eleitores estão registrados para votar em 17 locais de votação, que somam 39 seções eleitorais, sendo 7 seções agregadas e 32 seções principais.

As eleições municipais em Ipu e Pires Ferreira estão programadas para o próximo dia 6 de outubro, e a Justiça Eleitoral reforça a importância da segurança e transparência em todo o processo, desde a preparação das urnas até a contagem dos votos.