Jiboia capturada atravessando rua movimentada é solta em mata por Bombeiros Civis de Ipu
A cobra da espécie Jiboia, vista atravessando a estrada da rua Professor Arquimedes Memória, próximo à entrada do bairro Pedrinhas, em Ipu (CE), no início da tarde desta quinta-feira (15/06), foi solta na natureza por dois bombeiros civis, em uma região de mata com localização não informada, por medida de segurança. O IN divulgou a matéria e o vídeo do momento da captura do animal. (reveja a matéria)
Em vídeo divulgado nas redes sociais, a bombeira civil Israeli disse que foi acionada, e com a ajuda de populares capturou o animal, levando-o para um local seguro e apropriado para a sua espécie.
Conforme dados levantados pelos bombeiros civis de Ipu, que participaram da soltura do réptil, a cobra da família Boidae, gênero macho, tem mais de 2 metros de tamanho, 33 centímetros de circunferência e 11,62 quilos.
Das onze subespécies existentes no mundo de jiboia, apenas duas se encontram no território brasileiro. O seu tamanho certamente assusta. Faz parte da maior família de cobras do mundo, não de quantidade, mas de tamanho mesmo. No mundo existem 11 subespécies de jiboia. No Brasil, se encontram apenas duas, contudo, são consideradas a segunda maior espécie existente em todo o território nacional.