CIDADEGOVERNO

Ipu firma parceria com Sebrae para impulsionar o desenvolvimento local através do Programa Cidade Empreendedora

Na manhã desta segunda-feira (15/04), o município de Ipu deu um importante passo para o fomento do empreendedorismo e o impulsionamento da economia local com o lançamento do programa Cidade Empreendedora, ciclo 2024. Uma iniciativa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipu, o programa visa oferecer ferramentas e suporte para o desenvolvimento de políticas públicas que favoreçam o ambiente de negócios na cidade.

A solenidade de assinatura do convênio aconteceu no gabinete da prefeitura e contou com a presença de autoridades municipais e representantes do Sebrae. O Articulador (Gerente Regional) do Sebrae, Francisco Magalhães Terceiro, destacou a importância da iniciativa para o município: “O Programa Cidade Empreendedora é uma oportunidade para que Ipu possa consolidar seu papel como polo regional de desenvolvimento, atraindo novos investimentos e gerando mais emprego e renda para a população.”

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Econômico de Ipu, Silvio Andrade, ressaltou o compromisso da gestão municipal com o fomento ao empreendedorismo: “Estamos muito felizes em reafirmar pelo quarto ano seguido essa parceria com o Sebrae no Programa Cidade Empreendedora que sempre foi fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico de Ipu e melhorar a qualidade de vida da nossa população.”

Ipu é um dos municípios pioneiros na região da Ibiapaba e no estado do Ceará a aderir ao programa Cidade Empreendedora. Este é o quarto ano consecutivo que a cidade participa da iniciativa, demonstrando o seu compromisso com o desenvolvimento local sustentável.

Sobre o Programa Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que oferece aos municípios um conjunto de ferramentas e metodologias para a implementação de políticas públicas que favoreçam o ambiente de negócios local. O programa é estruturado em eixos temáticos como:

  • Liderança: Desenvolvimento de lideranças públicas com visão empreendedora;
  • Desburocratização: Simplificação de processos e desburocratização da abertura e do funcionamento de empresas;
  • Compras Públicas: Incentivo à compra de produtos e serviços de empresas locais pela administração pública;
  • Educação Empreendedora: Promoção da cultura empreendedora nas escolas;
  • Acesso à Crédito: Facilitação do acesso ao crédito para micro e pequenas empresas;
  • Desenvolvimento Local: Apoio ao desenvolvimento de cadeias produtivas e à diversificação da economia local;
  • Inovação: Fomento à cultura da inovação nas empresas e na comunidade.

O Programa Cidade Empreendedora é uma importante ferramenta para o desenvolvimento local sustentável, pois contribui para a geração de emprego e renda, a formalização da economia, a competitividade das empresas e a melhoria da qualidade de vida da população.

error: O conteúdo está protegido !!