Incêndio criminoso no lixão de Ipu é debelado por Bombeiros Militares e Agentes Municipais
Na madrugada da última quinta-feira (29/08), um incêndio de grandes proporções atingiu o lixão municipal da cidade de Ipu, situado nos arredores da Barrinha. As chamas, que começaram por volta das 17h, alastraram-se rapidamente devido aos materiais altamente inflamáveis presentes no local, como plásticos, pneus e resíduos orgânicos. A fumaça densa e tóxica que se formou foi rapidamente dispersa pelos ventos, atingindo áreas de vegetação nativa e gerando apreensão entre os moradores.
Mobilização Rápida das autoridades
O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente após os primeiros sinais de fogo, relatados por catadores de materiais recicláveis que atuam no local, e equipes de combate a incêndio chegaram, com o apoio logístico do Governo Municipal de Ipu, através das secretarias de Turismo e Meio Ambiente ao local no início da noite.
Os esforços concentraram-se em conter as chamas e evitar que se alastrassem para áreas próximas, incluindo uma mata nativa, que por ser Caatinga, compõe um material extremamente combustível.
Apesar da rápida resposta, a intensidade do fogo, alimentado por substâncias químicas e gases liberados pela decomposição dos resíduos, dificultou o trabalho dos bombeiros. Foram necessárias mais de seis horas de trabalho ininterrupto para controlar o incêndio, que só foi completamente extinto por volta das 6h da manhã.
Pelas características peculiares do local, observação constante vem sendo notada e outras ações, tanto envolvendo maquinário quanto brigadistas, estão sendo planejadas pelo governo municipal.