CIDADEDESTAQUE

Inauguração da Sede da Defensoria Pública de Ipu e do Núcleo de Práticas Jurídicas da FAEDI (NPJ)

Nesta quarta-feira, (07/02), um marco histórico para a cidade de Ipu e toda a região da Ibiapaba foi alcançado com a inauguração da sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) no município e do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade de Educação da Ibiapaba (FAEDI). Essa é a primeira solenidade de inauguração de uma sede da instituição no interior do Estado, da gestão da defensora pública geral, Samia Farias.

Localizada na Travessa Manoel Dias, 956, no centro da cidade, a nova sede tornou-se realidade graças a uma parceria estratégica entre a DPCE e a Faculdade de Educação da Ibiapaba (FAEDI). Anteriormente, os atendimentos à população eram realizados no fórum local, mas agora, a comunidade de Ipu tem acesso a um espaço mais adequado e acessível para buscar assistência jurídica.

O evento de inauguração contou com a presença de diversas autoridades do município, incluindo a juíza titular de Ipu, Dra. Edwiges Coelho Girão, o promotor Dr. Ítalo Braga, delegado de polícia civil, representantes da defensoria pública do estado, além de membros dos executivos de Ipu e Pires Ferreira. Sebastião Rufino, chefe de gabinete, representou o prefeito, enquanto a prefeita de Pires Ferreira, Dr. Lívia Muniz, também esteve presente. Destacou-se a presença do defensor público Samuel Marques, atual secretário-executivo da DPCE, que já atuou por quase dois anos no município.

Representando a Faculdade FAEDI, estiveram presentes a diretora-geral Maria Socorro Rodrigues Araújo, a diretora administrativa e financeira Joice Carneiro Mesquita Mororó, e diretora acadêmica Andreza Cristina Rodrigues Araújo, além de professores, alunos e corpo docente da faculdade.

O espaço recém-inaugurado conta com uma estrutura completa, incluindo um gabinete para dois defensores, uma sala para estagiários e colaboradores, além de uma sala de recepção e outra destinada aos mediadores comunitários, que desempenham um papel crucial na resolução de conflitos locais. No mesmo dia da inauguração, foi realizada a posse dos três novos mediadores comunitários que atuarão na cidade, fortalecendo ainda mais os serviços de assistência jurídica prestados pela DPCE em Ipu.

Mediadores empossados: Francisca Vitória Lima Sousa, Jorge Henrique Nobre de Melo e Natali Araújo de Sousa

A defensora Glaiseane Lobo, que já assumiu atividades na cidade desde o início do ano, recebeu o apoio da defensora pública geral, Samia Farias, que anunciou a chegada em breve de um novo defensor público para reforçar o atendimento à comunidade. A inauguração de novos espaços e sedes no interior é uma meta da atual gestão da DPCE, refletindo o compromisso de garantir o acesso à justiça em todas as regiões do Estado.

A inauguração da sede da DPCE e da NPJ de Ipu é um passo significativo em direção à concretização desse compromisso e representa um avanço importante para a promoção da justiça e igualdade em toda a região da Ibiapaba.

Galeria de fotos

error: O conteúdo está protegido !!