Idoso é preso transportando 66 filhotes de aves silvestres em Tianguá

Um homem de 64 anos foi preso transportando 66 pássaros silvestres irregularmente. A prisão em flagrante feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), aconteceu neste sábado, 17,  na BR 222, km 315 em Tianguá, a 333 quilômetros de Fortaleza. Essa é a quarta vez que a PRF detém o acusado pelo mesmo crime.

A prisão aconteceu após verificação da documentação pessoal e veicular, onde os policiais também fizeram uma vistoria no carro. No porta-malas do automóvel, foram encontradas caixas de papelão contendo 66 aves, de duas espécies, em condições degradantes de transporte.

Eram 64 papagaios verdadeiros (Amazona aestiva) e dois papacapim (Sporophila nigricollis). Os animais estavam confinados em caixas de papelão com pequenos orifícios, sem água nem comida, e sem ventilação adequada.

Conforme os agentes policiais, todos eram transportados sem permissão, licença ou autorização de autoridade competente. O condutor informou à PRF que comprou as aves no Piauí por R$ 6 mil e que estava transportando para comercializar em feiras livres de Fortaleza.

Foram constatados os crimes de tráfico de animais silvestres e maus-tratos a animais. O veículo, o condutor e os animais foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos.

(O Povo)