CIDADEDESTAQUE

Homem que atirou contra policiais em Ipu é condenado a mais de 8 anos de prisão

Aconteceu no Fórum Dr. Francisco Pereira Pontes nesta terça-feira (20/06) o julgamento do acusado de ter atirado contra policiais em Ipu. O Tribunal do Júri decidiu pela condenação do réu, 08 anos e 2 meses de reclusão. 

O réu João Evangelista Timóteo de Sousa, vulgo “Bruxo”, devidamente qualificado nos autos, a quem ao autor imputa a prática das infrações previstas nos art. 121, § 2º, I, c/c 14, II, e 330, todos do Código Penal Brasileiro, art. 16, da Lei número 10.826/2003 e art. 309 do Código de Trânsito Brasileiro.  

O fato: Na manhã do dia 13 de janeiro de 2021, por volta dás 11h00, ao ser abordado por uma equipe da Polícia Civil, o réu desobedeceu à ordem legal e empreendeu fuga, pilotando uma motocicleta em alta velocidade pelas ruas desta cidade de Ipu, gerando perigo de dano e sem possuir CNH. 

Perseguido, o réu conseguiu ingressar em uma vereda, o que veio a impedir o acesso da composição policial findando com a perseguição. Ato contínuo, o acusado passou a efetuar disparos de arma de fogo contra os policiais, os quais não foram atingidos por circunstâncias alheias à vontade do ora acusado. 

Diante da injusta agressão, os policiais revidaram, levando o acusado a fugir do local. Após diligências, a Polícia encontrou no matagal a arma de fogo (revólver com numeração raspada) usada pelo réu, bem ainda o prendeu em flagrante no Hospital Municipal de Ipu, onde o mesmo havia dado entrada com ferimentos no tornozelo. Encaminhado a Delegacia de Polícia Civil, foi autuado como incurso nos crimes dos arts. 121 c/c art. 14, II, 330, todos do Código Penal Brasileiro, art. 16, IV, da Lei número 10.826/03, arts. 309 e 311 do Código de Trânsito Brasileiro.

Na ocasião a prisão em flagrante do acusado foi convertida em preventiva, como garantia da ordem pública, com a finalidade de evitar a reiteração criminosa, em face de seus antecedentes criminais maculados. 

(Repórter Francisco José)