CIDADEGOVERNO

Governo de Ipu realiza 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

O Governo Municipal de Ipu, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) realizou na manhã desta quinta-feira, (22/06), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. A Conferência teve como temática central: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”

O evento realizado no Auditório da Escola Profissionalizante Antônio Tarcísio Aragão, contou com a presença do Prefeito Robério Rufino, da primeira-dama Patrícia Vale, da Secretária do Trabalho e Assistência, Antonia Shirlene Rodrigues de Sousa, da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Mirna Mara Pontes Cavalcante e demais secretários municipais, instituições sociais, secretarias e de conselheiros municipais.

Antes da palestra magma ouve uma apresentação desenvolvida com as crianças de 7 a 14 do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Alto dos 14.

Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS.

A palestra foi proferida pela representante da Secretaria de Proteção Social (SPS) do Estado e coordenadora do Programa Primeira Infância no SUAS Ceará, Silvana Simões, que falou sobre as políticas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e os desafios para garantir proteção social.

Após a palestra, o grupo foi dividido em cinco eixos para escolher propostas de melhorias da política para o município, estado e União. Também foram escolhidos delegados para a Conferência Estadual.

Eixo 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
Eixo 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos Entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Eixo 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a importância da participação dos usuários.
Eixo 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
Eixo 5 – Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

Galeria de fotos