Dia Nacional do Idoso e da Terceira Idade é comemorado em Ipu

A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

Nesta sexta-feira (07/10), a Prefeitura Municipal de Ipu, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou um momento de confraternização com idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da cidade de Ipu (CE)

O Prefeito Robério Rufino também participou da ação, cujo objetivo foi comemorar o dia 01/10, no qual é alusivo ao Dia Nacional do Idoso e Internacional da Terceira Idade. O evento também contou com as presenças da Secretária do Trabalho e Assistência Social, Shirlene Sousa; Corrinha Rufino, das coordenações do CRAS Maria do Socorro e CRAS Alto da Boa Vista.

Durante o evento houve desfile com os idosos, escolha do Rei e Rainha de cada CRAS

O primeiro dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono.

No dia 10 de outubro de 2003, foi aprovada a Lei n° 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1° de outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei n° 11.433, de 28 de dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1° de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei n° 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.

Durante o evento que ocorreu no Texas Clube, houve música ao vivo com o cantor André Luiz, distribuição de kit e desfile para escolha da rainha e rei da noite de cada CRAS.

Galeria de fotos

Vídeo

error: O conteúdo está protegido !!