CIDADEDESTAQUEPOLITICA

Decisão judicial anula registro de candidaturas do PSD de Ipu e poderá tornar candidatos inelegíveis

As cadeiras da Câmara Municipal de Ipu poderá ter mais uma mudança, na questão da legitimidade dos votos e apuração do resultado do legislativo ipuense.

Depois anos depois das eleições, com alegação de fraude na cota de gênero, o Juiz Eleitoral de Ipu, Dr. Francisco Eduardo Girão Braga, por meio de Decisão judicial, determinou a anulação dos registros das candidaturas do Partido Social Democrático (PSD), como também pede a elegibilidade de todos os candidatos do registro, incluindo o atual vereador Genêcio Mororó e seus suplentes. A informação foi divulgada pelo radialista Rárisson Ramon.

Com a decisão, o atual vereador do partido, Genêcio Mororó (PSD), que recentemente assumiu a vaga do vereador Evaldo Gomes, que teve também mandato cassado na justiça, poderá perder a vaga e os votos válidos. O edil confirmou a informação ao radialista Rárisson e disse que o motivo do pedido com base na falta dos 30% da cota de gênero, após a desistência na época de um das candidatas que estavam compondo a chapa do partido.

Genêcio ressaltou ainda o recuso cabe defesa e o seu advogado já está se mobilizando para recorrer da Decisão do Magistrado de Ipu e depois, junto ao Tribunal Regional Eleitoral. “O prazo da defesa é até semana que vem, para recorrer na justiça de Ipu. Depois daqui, se a decisão for mantida, iremos recorrer ao TRE” disse Mororó. Ouça no áudio abaixo o que disse o vereador ao Radialista.

Entenda o caso

Candidatos do PSD nas eleições de 2020

Nas últimas eleições municipais do ano de 2020 a sigla do Partido Social Democrático de Ipu concorreu tanto nas eleições proporcionais (para vereador) quanto na majoritária (prefeito). Apoiado pelo presidente a época, o ex-prefeito Sávio Pontes, lançou como candidato o professor Fávio Alves, ficando em quarto lugar com 61 votos. O candidato na época teria desistido da campanha e apoiou o candidato Diego Carlos que disputou pelo PDT.

Presidente do PSD de Ipu renúncia ao cargo e partido ficar sem representatividade no município (leia a matéria na época)

Para vereador o Partido concorreu com seis candidatos, quatro homens e duas mulheres, sendo que uma delas, a Francisca Sabrina Rodrigues, acabou oficialmente desistindo de concorrer ao cargo. No registro do TRE, ela aparece como “não eleito” e “nulo técnico“. Os candidatos registrados foram: Genêcio Mororó, Ronaldo Adriano, Francisco Perivaldo, Elson Madeiro (Original), Carla Martins e Sabrina Rodrigues.

Nas eleições majoritárias de 2020, o PSD de Ipu, com 1.545 votos, ficou em quinto lugar com mais numero de votos válidos. (confira o resultado oficial da votação)

Leia também

Genêcio Mororó assumirá vaga na Câmara de Ipu após cassação do mandato de Evaldo Gomes

PSD define Prof. Flávio Alves como pré-candidato a prefeito de Ipu

Veja como foi os votos por partido e entenda como foi a distribuição das vagas do legislativo ipuense

Convenção do PSD define Prof. Flávio Alves como candidato a prefeito de Ipu