CIDADE

Cobra jiboia é vista em quintal de residência no município de Ipu (CE)

Uma cobra da espécie Jiboia foi avistada num quintal de uma residência no município de Ipu-CE, região Noroeste do estado. 

O fato aconteceu no Loteamento Miramar, desta cidade Ipu (CE), nesta quarta-feira (28/12). Uma cobra jiboia de mais ou menos 2 metros foi encontrada pelos moradores passeando tranquilamente no quintal da residência, certamente em busca de alimento, ou quem sabe tenha perdido a sua trajetória. Em seguida os moradores deram o direcionamento para que o réptil encontrasse o caminho do seu habitat.  

“As jiboias são animais que possuem um grande corpo comprido e cilíndrico. O seu tamanho é uma característica marcante, sendo observados indivíduos de até quatro metros de comprimento. As fêmeas, quando comparadas aos machos, destacam-se por apresentarem um tamanho maior.

A coloração das jiboias é variada e, dependendo da subespécie, podemos observar diferentes padrões. Alguns indivíduos, por exemplo, apresentam a cor cinza predominante; outros, a coloração marrom; e existem ainda aqueles que possuem coloração bem escura, quase no tom de preto. As escamas das jiboias são pequenas e irregulares.

A cabeça das jiboias é bem destacada do restante de seu corpo e apresenta um formato retangular. Os olhos apresentam pupilas verticais. Esse animal apresenta uma musculatura do corpo bem desenvolvida, sendo essa musculatura fundamental para comprimir o corpo de sua presa. Para capturá-la, essas serpentes contam com sentidos desenvolvidos, sendo capazes de captar estímulos térmicos, químicos e visuais.”

“As jiboias são animais que apresentam uma expectativa de vida relativamente alta. Em média, esses animais podem viver de 25 a 30 anos.”

(Repórter Francisco José)

error: O conteúdo está protegido !!