CIDADEDESTAQUE

Centenário de nascimento de Dr. Thomaz de Araújo Corrêa é celebrado com homenagens na cidade

Neste domingo, 07 de maio, foi celebrado o centenário de nascimento do ilustre médico Dr. Thomaz de Araújo Corrêa, que deixou sua marca na história da medicina e da cidade onde nasceu e cresceu.

Para marcar esta data tão especial, uma programação foi preparada para homenagear a memória deste importante personagem. A inauguração da rua Dr. Thomaz Corrêa, descerramento da placa residencial e inauguração do busto em frente à maternidade e hospital Dr. Francisco Araújo são alguns dos eventos programados.

A maternidade e hospital Dr. Francisco Araújo, aliás, é uma instituição que contou com a dedicação e o trabalho incansável de Dr. Thomaz, que dedicou grande parte de sua vida à medicina e ao cuidado das pessoas. O busto em sua homenagem em frente ao hospital que ele fundou é uma justa forma de reconhecimento de seus feitos. Além do busto, o Hospital passar a se chamar Hospital Dr. Thomaz de Araújo Corrêa.

Além disso, uma missa na igreja matriz foi realizada pelo bispo Diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, para que todos possam prestar suas homenagens e agradecer a Deus pela vida de Dr. Thomaz.

Dr. Thomaz nasceu no dia 3 de maio de 1923 e faleceu aos 97 anos, em 31 de agosto de 2020. Durante sua longa vida, ele trabalhou arduamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas e tornou-se uma figura importante e respeitada em sua comunidade.

Sua partida deixou um grande vazio, mas seu legado e sua memória continuam vivos naqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e conviver com ele. A celebração de seu centenário de nascimento é uma oportunidade para relembrar sua vida e obra e para inspirar as novas gerações a seguirem seus passos e fazerem a diferença no mundo.

Inauguração da Rua Dr. Thomaz Corrêa que ficava sua residência

Breve histórico

Filho de Edgar Corrêa de Castro e Sá e Teresa Odete de Araújo Corrêa, nasceu no dia 3 de maio de 1923 e fez os primeiros estudos em Fortaleza no colégio Cearense. Juntamente com seu irmão José Lourenço de Araújo Corrêa foram encarregados da Congregação Mariana daquele educandário.

Destacado aluno, ao concluir os estudos em Fortaleza, rumou para a Faculdade de Medicina da “Baía”. Sempre dedicado a ciência médica, retorna a sua gleba e funda a maternidade Dr Francisco Araújo.

Casou-se com D. Margarida Maria Timbó Corrêa em 25 de março de 1951, de onde nasceram os filhos: Edgar Corrêa Neto, Pedro Augusto Timbó Corrêa, Teresa Odete Timbó Corrêa, Luís de Gonzaga Timbó Corrêa, Luiza Elizabete Timbó Corrêa e Ângela Maria Timbó Corrêa.