CIDADEDESTAQUE

Bica é cenário das gravações do longa-metragem Iracema, com participação de ipuenses

Durante o período de 22 a 26 de fevereiro de 2023, a equipe de produção do longa-metragem “Iracema” deu prosseguimento às gravações do filme na região da Ibiapaba. No primeiro momento o sete de gravação ocorreu na localidade de Taquaratis, na cidade de Ibiapina, e depois aqui na cidade de Ipu, na área da Bica do Ipu. Com previsão de lançamento para 2024, o longa-metragem “Iracema” conta com o apoio das prefeituras da Serra da Ibiapaba.

As gravações em Ipu contou com a participação especial de artistas ipuenses, e teve o apoio do prefeito Robério Rufino, através da Secretaria Municipal de Turismo, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com a presença da poetisa, cronista e dramaturga Maria Cleide de Melo Lima Damasceno.

Dirigido por Daniell Abrew, o longa-metragem é uma homenagem póstuma ao cineasta Jonas Luis da Silva, de Icapuí, que deu o primeiro passo para a realização da produção e morreu em 2018. Com diálogos em tupi-guarani, tronco linguístico de idiomas dos povos originários do País, as gravações ocorrem desde julho do ano passado, na Serra da Ibiapaba.

A atriz ipuense Sara Borges, 21, dará vida à protagonista do filme

Na lenda sobre a formação do Ceará, Iracema pertence ao povo tabajara. Ela “tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira”, além de correr “o sertão e as matas do Ipu”.

Sobre o filme

O longa é uma realização da Prefeituura Municipal de Ibiapina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, produzido pela Ogunté Arte Cultural Produções, Leprechuan Records, Mitsumídia, Otera LAB, Cinemacro, Barroso Belas Artes, Solmarverde, JLS Comunicação e Editora, Toque de Mídias produções, SONORAVISUAL Espaço de Preservação Cultural e da Academia Cearense de Direito, conta ainda com o apoio cultural das prefeituras: Ipu, Viçosa do Ceará, Guaraciaba do Norte, Carnaubal e Ubajara, de Jardel Potyguara, em Monsenhor Tabosa, do Movimento POTYGATAPUIA, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.


📸Fotos: @nathyfmoita @camilovidal_ @karineogunte

Leia também

Atriz ipuense dará vida à protagonista do filme

error: O conteúdo está protegido !!