CIDADEDESTAQUE

AILCA celebra centenário de vida de Dr. Thomaz de Araújo Corrêa em sessão solene

A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) realizou na noite deste sábado (06/05) uma sessão solene em comemoração ao centenário de vida do Dr. Thomaz de Araújo Corrêa, um dos fundadores da Academia e ex-presidente de honra. A cerimônia teve como tema “Dr. Thomaz Eterno”.

A mesa de honra foi composta pelo atual presidente da AILCA, Henrique Augusto Pereira Pontes, que abriu a sessão com discurso, pelo presidente de honra, Dr. João Martins, pelo prefeito Robério Rufino e pelos familiares do homenageado: Dr. Luiz de Gonzaga (cadeira nº 7) e Dr. Edgar Correa (irmãos); Dr. Emanuel Teófilo Furtado (neto) [cadeira nº 30] e Dr. Paulo Timbó, ex-juiz de direito (sobrinho).

Familiares do médico Dr. Thomaz de Araújo Corrêa, presentes no evento

Durante a sessão solene, foram realizadas diversas homenagens pelos confrades acadêmicos da AILCA. A vice-presidente Maria Telma de Melo Lima (Cadeira nº 16), por exemplo, fez uma apresentação sobre a vida e obra de Dr. Thomaz, destacando a importância de seu legado para a história do município de Ipu e para sua família.

Além disso, a professora Aldânia Maria Lima Soares Matos (cadeira nº 30) recitou um poema de sua autoria e publicado na Revista Acadêmica em homenagem ao centenário de Dr. Thomaz, enquanto a escritora Maria das Graças Aires Martins (cadeira nº 13) trouxe uma homenagem da Igreja em nome do Apostolado da Oração. Ainda foram realizadas apresentações musicais e entrega de banners pelas instituições de ensino em reconhecimento à contribuição de Dr. Thomaz para a cultura ipuense.

Telma Lima, Aldânia Soares e Maria das Graças

A secretária de administração, Maria das Graças do Hospital Dr. Francisco Araújo, também fez questão de prestar sua homenagem em nome da instituição onde o médico trabalhou a vida toda. Por fim o médico Dr. João Martins de Sousa Torres (cadeira nº 22) proferiu umas palavras finais em homenagem ao médico que lhe inspirou na profissão. O cerimonialista do evento foi o professor Kleber Teixeira Santos (cadeira nº 05).

A sessão solene contou com a presença de outros familiares, autoridades locais e membros da comunidade, que prestaram suas homenagens ao centenário de Dr. Thomaz de Araújo Corrêa. A AILCA, que tem como objetivo preservar a cultura e a história do município de Ipu, prestou uma bela homenagem a um dos seus fundadores e mais importantes membros.

Galeria de fotos