DESTAQUEREGIONAL

Açude Araras, quarto maior reservatório do Ceará, sangrar pelo 2° ano consecutivo

Varjota, Ceará – O açude Araras, quarto maior reservatório do estado do Ceará, atingiu 100% de sua capacidade e começou a sangrar na tarde desta terça-feira (09/04), a última sangria ocorreu em 21 de abril do ano passado. Localizado no município de Varjota, na região Norte do estado, o açude armazena até 859 milhões de metros cúbicos de água.

Histórico de sangrias

Antes de 2023, o açude Araras sangrou em 2020, 2011, 2009 e 2004. A água do reservatório é utilizada para atividades de piscicultura e abastecimento humano nas cidades de Reriutaba, Ipu, Hidrolândia e Varjota.

Importância socioeconômica

Construído em 1951 pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), o açude Araras possui grande relevância socioeconômica para a região Norte do Ceará.

Açude Araras, quarto maior reservatório do Ceará

Relevância do rio Acaraú

O açude Araras está situado próximo ao rio Acaraú, que corta os municípios de Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria. A água do rio contribui para o abastecimento do reservatório.

Situação atual

Com a sangria do açude Araras em 2023, a região Norte do Ceará se beneficia da segurança hídrica proporcionada pelo reservatório, impulsionando atividades econômicas e garantindo o abastecimento humano.

error: O conteúdo está protegido !!