CIDADE

Acidente com eletricista em Ipu ocorreu durante serviço sem autorização, diz Enel

Após o trágico acidente ocorrido na tarde da última terça-feira (22/07) em Ipu, a Enel Distribuição Ceará se manifestou, por meio de nota oficial enviada ao Site IN, sobre o caso que resultou na morte do eletricista Tomaz Aurélio Rodrigues Aragão, de 54 anos, vítima de uma descarga elétrica enquanto fazia uma intervenção em um poste de energia no bairro Nova Aldeota. (Reveja a matéria)

Segundo a Enel, o homem não prestava mais serviços para a distribuidora há anos e estava atuando de forma indevida e sem autorização da companhia, tentando modificar um medidor de energia no local. A empresa classificou a ação como uma intervenção irregular na rede elétrica.

“Assim que tomou conhecimento do fato, a distribuidora enviou imediatamente uma equipe técnica ao local para realizar o desligamento da rede elétrica, possibilitando os trabalhos de resgate”, informa a nota.

A Enel reforçou ainda que qualquer serviço de adequação, manipulação ou modificação de medidores deve ser solicitado diretamente à distribuidora, por meio dos canais oficiais de atendimento, sendo esta a única responsável pela execução dessas atividades. Conforme a empresa, cabe ao cliente apenas montar o padrão de medição de acordo com as normas técnicas vigentes, sem necessidade de tocar na rede elétrica.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. A morte de Tomaz mobilizou uma grande operação de resgate, envolvendo Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Municipal, Autarquia de Trânsito, Polícia Militar, Polícia Civil e a própria equipe da Enel. (reveja a matéria)

O episódio chama atenção para os perigos das intervenções não autorizadas na rede elétrica, que podem resultar em acidentes graves ou fatais.

Nota na íntegra

A Enel Distribuição Ceará informa que, na tarde de ontem (22), um homem realizava, de forma indevida e sem autorização da distribuidora, uma intervenção na rede elétrica para modificar um medidor de local na cidade de Ipu, quando sofreu uma descarga elétrica e faleceu. Assim que tomou conhecimento do fato, a distribuidora enviou imediatamente uma equipe técnica ao local para realizar o desligamento da rede elétrica, possibilitando os trabalhos de resgate.
A Enel Ceará reforça que quaisquer serviços de adequação, manipulação ou modificação do medidor de energia devem ser solicitados à distribuidora através dos canais de atendimento, que fica responsável pelos trabalhos. A empresa esclarece ainda que, cabe ao cliente, apenas a montagem do padrão de medição, conforme normas e padrões técnicos vigentes, sem necessidade de intervenção na rede elétrica.