CIDADEDESTAQUEPOLICIAL

Resgate de corpo de eletricista mobiliza forças de segurança em Ipu após morte por descarga elétrica

O resgate do corpo do eletricista Tomaz Aurélio Rodrigues Aragão, de 54 anos, mobilizou uma grande operação de segurança e salvamento na tarde desta terça-feira (22/07), no bairro Nova Aldeota, em Ipu. A vítima sofreu uma forte descarga elétrica enquanto realizava uma ligação em um poste de energia, ficando presa no alto da estrutura.

Devido à complexidade da situação e ao alto risco de choque elétrico, o corpo só pôde ser retirado quase três horas após o incidente. A operação contou com o trabalho conjunto de equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Civil, Guarda Civil Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito, Polícia Civil, Polícia Militar, socorristas do SAMU e técnicos da Companhia de Energia (Enel).


Uma operação complexa mobilizou várias equipes de segurança

A retirada do corpo só foi possível após o desligamento da corrente elétrica no local, realizado pela Enel. Com a vítima em solo, os socorristas do SAMU confirmaram o óbito, e a Perícia Forense foi acionada para realizar o recolhimento do corpo ao Instituto Médico Legal (IML), onde será submetido a exames cadavéricos.

A Polícia Civil irá agora investigar as circunstâncias do caso. De acordo com informações preliminares, Tomaz era aposentado da antiga companhia elétrica e tentava realizar uma ligação elétrica no momento do acidente.

O episódio reforça a importância de que intervenções na rede elétrica sejam feitas apenas por profissionais autorizados e com todas as medidas de segurança necessárias.

Por meio de Nota a Enel disse que a vítima não trabalhava para a Enel havia anos. Que estava atuando como particular fazendo um serviço indevido sem autorização da companhia.

A Enel Distribuição Ceará informa que, na tarde de ontem (22), um homem realizava, de forma indevida e sem autorização da distribuidora, uma intervenção na rede elétrica para modificar um medidor de local na cidade de Ipu, quando sofreu uma descarga elétrica e faleceu. Assim que tomou conhecimento do fato, a distribuidora enviou imediatamente uma equipe técnica ao local para realizar o desligamento da rede elétrica, possibilitando os trabalhos de resgate.

A Enel Ceará reforça que quaisquer serviços de adequação, manipulação ou modificação do medidor de energia devem ser solicitados à distribuidora através dos canais de atendimento, que fica responsável pelos trabalhos. A empresa esclarece ainda que, cabe ao cliente, apenas a montagem do padrão de medição, conforme normas e padrões técnicos vigentes, sem necessidade de intervenção na rede elétrica.