CIDADE

Apagão que afetou Norte e Nordeste gera prejuízos em Ipu

Estados nordestinos sofreram um apagão na manhã desta terça-feira (15/08). Por volta das 8h30, moradores do Ceará relataram queda de energia em Fortaleza, cidades da região metropolitana, além de apagão no interior do estado.

No município de Ipu, no estado do Ceará, a falta de energia durou cerca de quatro horas, somente as 11h30, que a energia começou a volta de forma ainda lenta e sem potência, apenas por volta das 13h que o serviço voltou a normalidade com a carga total aos aparelhos.

Além de residências, a falta de energia prejudicou o comércio, unidades de saúde e até o trabalho das Polícias, que não conseguiram produzir Boletins de Ocorrência. Vários consumidores tiveram prejuízos com aparelhos queimados.

Mercantis e Postos de Combustíveis tiveram os serviços de venda parados no apagão. Semáforos apagados deixou o trânsito lento e atenção redobrada para motoristas.

Semáforos apagados deixou o trânsito lento em Ipu

Causas

O Operador Nacional de Sistema (ONS), informou que houve uma ocorrência que interrompeu 16 mil megawatts de carga em estados brasileiros. A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência estão sendo apuradas.

Dos 16 mil megawatts, a ONS afirma que 6 mil megawatts já foram restabelecidos, e a previsão é que a energia volte aos poucos em todos os estados brasileiros ainda na manhã desta terça.

Após cerca de seis horas, partes do Norte e Nordeste do Brasil ainda sofrem com o apagão de energia elétrica que afetou todas as unidades da federação, exceto Roraima, na manhã desta terça-feira (15).