CIDADEPOLITICA

Santinhos espalhados em locais de votação de Ipu configuram propaganda irregular

Logo nas primeiras horas da manhã deste domingo (06/10), dia de eleição em Ipu, diversos “santinhos” foram flagrados espalhados pelas ruas em frente aos principais locais de votação. O fato foi registrado pelo Ipu Notícias (IN), que constatou a presença de material de campanha jogado no chão nas proximidades da Escola Auton Aragão e da Secretaria de Educação, ambas localizadas no centro da cidade, além de outros pontos de votação.

Essa prática, além de poluir o ambiente, é considerada crime de “boca de urna” pela legislação eleitoral brasileira, configurando propaganda irregular. O derrame de santinhos próximo aos locais de votação, comum em períodos eleitorais, tem o objetivo de influenciar eleitores indecisos no momento da votação, o que é proibido pela lei.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ações como essa podem resultar em multas aos responsáveis e, em casos mais graves, até em detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade.

As autoridades eleitorais locais monitoram os locais de votação para garantir o cumprimento das normas e estão atentas a denúncias da população.