Projeto de Lei que efetiva agentes de saúde é aprovado em Ipu sob comemoração das categorias
Na noite de ontem, terça-feira (05/11), a Câmara Municipal de Ipu aprovou, em segundo turno, o projeto de lei do executivo municipal de número 025/2024, que garante a efetivação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias do município. A aprovação, que ocorreu durante a 13ª sessão ordinária, contou com o apoio de oito vereadores, enquanto quatro parlamentares se posicionaram contrários ao PL: O resultado final foi de 6 a 4.
A sessão foi marcada pela presença e manifestação dos profissionais das duas categorias, que lotaram o plenário da Câmara para acompanhar de perto a votação. Ao final, o clima foi de celebração entre os agentes, visando a estabilidade e o reconhecimento da relevância de suas funções na promoção da saúde e prevenção de doenças no município.
Apesar da matéria ter gerado polêmica e repercussão, nas redes sociais, a medida representa uma conquista para os agentes, que desempenham papéis essenciais no atendimento primário de saúde e na vigilância epidemiológica de Ipu, especialmente em tempos de desafios constantes para a saúde pública.
Votos a favor
- Eduardo Ximenes (PP)
- Glaidson Martins (PSB)
- Ivan Moreira (PSB)
- Raimundo Amaro (PSB)
- Sônia Pontes (PSB)
- Zeca Rufino (PSB)
Votos contra
- Arlete Mauricéia (PSD)
- Hilton Belém (PT)
- Nonato Filho (PT)
- Monga (PT)
A presidente Tia Olinda (PSB) não vota a matéria, os vereadores Moreira Filho (PSB) que votou favorável em 1º turno e Conceição Araújo (PSD) que votou contra em 1º turno, não compareceram na sessão de ontem.
Votação
Acompanhe no vídeo abaixo o momento da votação. Imagens cedidas pelo repórter Jardel Pessoa / Ipu Post