CIDADEGOVERNO

Prefeito de Ipu busca alternativas para resolver falta de água encanada

O prefeito de Ipu, Robério Rufino, esteve em alguns bairros da cidade na manhã desta sexta-feira (13), com o chefe de gabinete Tião Rufino, fazendo levantamentos junto a empresa de perfuração de poços profundos. O objetivo é encontrar locais para perfurar poços profundos para serem integrados ao sistema de abastecimento do município.

A equipe do prefeito e técnicos estiveram nos bairros Cafute, Alto da Boa Vista e Pereiros. O prefeito Robério Rufino afirmou que está trabalhando para resolver a falta de água encanada no município. “Estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir o abastecimento de água potável para a população”, disse.

Decreto de situação de emergência

Nesta semana, o prefeito Robério Rufino decretou situação de emergência no município de Ipu, para fins de abastecimento de água potável. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 11 de outubro.

O decreto autoriza o poder público municipal a adotar medidas necessárias para garantir o abastecimento de água potável à população em virtude da falta de água em diversos bairros, para efeito de contratação de empresas para executar serviços de perfuração de poços profundos e instalação de redes de abastecimendo de água.

Falta de água encanada

O município está enfrentando dificuldades em manter o abastecimento de água potável devido à seca, à falta de manutenção da rede de distribuição e ao crescimento populacional. O principal reservatório de água de Ipu, o Açude Bonito, se encontra no volume morto.

A situação se agravou nos últimos meses, com a chegada da seca. A população de Ipu tem enfrentado dificuldades para obter água potável, sendo obrigada a comprar água de carro-pipa ou buscar água em poços artesianos.