REGIONALSOBRAL

Polícia Federal investiga vazamento da prova do Enem em Sobral

Na manhã desta quarta-feira (24/01), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação “Limite Virtual” em Sobral, no Ceará, para investigar o vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.

De acordo com a PF, há indícios de que um investigado na cidade vazou o tema da redação da prova, que foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil“. A divulgação ocorreu ainda durante a realização do exame, o que configura crime de fraude em certame de interesse público.

A PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão na casa do suspeito, que não teve a identidade revelada. Na operação, os policiais apreenderam computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos que podem conter provas do crime.

Em caso de condenação, o suspeito pode ser punido com pena de até oito anos de prisão.

A PF informou que a operação “Limite Virtual” busca alertar as pessoas sobre os limites que devem ser impostos nas redes sociais. O órgão reforça que a divulgação de informações sigilosas, como as provas do Enem, pode ser punida com prisão.