Polícia Federal deflagra Operação Woodtrack contra crimes ambientais na Chapada do Araripe
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (8/10), a Operação Woodtrack, com o objetivo de combater crimes e infrações ambientais em unidades de conservação federais no sul do Ceará. A ação ocorreu nos municípios de Crato, Barbalha, Brejo Santo e Araripe, em conjunto com o IBAMA, o ICMBio e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
A operação teve foco especial na Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe, importante unidade de conservação federal. Durante a ação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em locais com indícios de desmatamento ilegal, além de serrarias e madeireiras que já possuíam histórico de autuações ambientais.
As equipes também realizaram fiscalizações em áreas suspeitas de invasão de terras da União, utilizadas irregularmente para ocupação ou exploração econômica. Como resultado, houve autuações, apreensão de material florestal e embargo de atividades ligadas aos investigados.
O nome “Woodtrack” faz referência ao rastreamento da origem da madeira obtida sem licença ou documentação ambiental válida, um dos principais focos da operação.
Os investigados poderão responder por crimes de desmatamento ilegal, dano à unidade de conservação, depósito e transporte de material florestal sem licença, funcionamento irregular de estabelecimento potencialmente poluidor, receptação de madeira de origem ilegal e invasão de terras da União, entre outras infrações penais.