Pesquisador ipuense chega à marca de 13 novos asteroides identificados em parceria com a NASA
O estudante universitário Eduardo Jerônimo alcançou uma marca expressiva em suas pesquisas astronômicas, já são 13 novos asteroides identificados em parceria com a NASA.
Trata-se do programa de pesquisa “Caça Asteroides”, que também envolve o Ministério da Ciência do Brasil e o International Astronomical Search Collaboration.
Natural de Ipu, o jovem de 19 anos nos conta o que o motivou a participar desse projeto:
“Desde criança, sempre tive vontade de fazer uma descoberta científica ou de invetar algo útil para a sociedade, como um desejo inato, sabe? Fui crescendo e percebendo que iventar uma coisa nova que seja útil para as pessoas é muito difícil, então foquei em estudar para fazer uma descoberta de algo que já existe. Participo do projeto Caça Asteroides desde 2022, são 3 anos analisando dados e imagens do espaço pelo meu computador e enviando as localizações dos possíveis asteroides. No começo, eu errava muito. Fazia várias marcações de possíveis asteroides e poucas eram confirmadas. Com o tempo, fui pegando o jeito da coisa e se tornou mais fácil. Encontrei 2 asteroides em 2022, 3 asteroides em 2023 e, pasmem, 8 em 2024. Gosto sempre de citar a frase do físico que formulou a teoria da gravidade, Isaac Newton: se cheguei até aqui foi porque me apoiei nos ombros de gigantes. Agradeço de coração a todas as pessoas que me ajudaram ao longo dessa minha jornada na ciência: os meus pais, minha família, os meus professores, meus amigos, enfim todas as pessoas que torcem por mim e contribuíram para o meu sucesso nessa pesquisa de alguma maneira.”