REGIONALTIANGUÁ

Mulher é presa por furto de energia em Tianguá

A Enel Distribuição Ceará informa que, nesta quinta-feira, 11, durante um operativo de rotina realizado no município de Tianguá, na região Noroeste do estado, uma pessoa foi presa por furto de energia no Sítio Pitanguinha. A ação, conduzida em parceria com os órgãos de segurança, resultou em um Auto de Prisão em Flagrante (APFs), sendo uma mulher detida. A envolvida foi encaminhada à Delegacia local, onde foram adotados os procedimentos cabíveis.

Essas ações fazem parte de um conjunto de medidas regulares da distribuidora para combater o furto de energia, reforçar a segurança da população e garantir a integridade da rede elétrica.

Furto de energia é crime e coloca vidas em risco


Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia, conhecido popularmente como “gato”, compromete a qualidade do fornecimento e coloca em risco a vida da população, podendo causar acidentes graves, inclusive com quem manipula a rede elétrica de forma irregular.

Como forma de combate, a Enel Ceará realiza inspeções regulares, com base em análise técnica e em operações conjuntas com a Secretaria da Segurança Pública. Entre janeiro e setembro deste ano, foram identificados mais de 24 mil casos de furto de energia a partir de 109.983 fiscalizações técnicas e realizadas 262 operações especiais, resultando em 165 prisões em flagrante.

O consumidor tem papel importante no combate ao furto de energia. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e gratuita, 24 horas por dia, por meio dos canais oficiais da Enel Ceará: Call Center 0800 285 0196, Facebook (facebook.com/enelclientesbr/) e X/Twitter (@enelclientesbr). Saiba mais: enel.com.br