MPCE recomenda providências para cumprimento integral da cobertura vacinal em Ipu
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou, que o município de Ipu e secretarias específicas, que adotem providências necessárias para cumprirem integralmente a cobertura vacinal, segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI).
As recomendações determinam que as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social deverão adotar providências necessárias para elaborarem Plano de Imunização com intuito de atingir as metas vacinais preconizadas pelo PNI, articulem e realizem, com os setores de comunicação, educação, saúde, líderes religiosos e comunitários campanha local e engajamento da sociedade para cumprimento das metas de cobertura vacinal em todas as vacinas.
Mobilizem os profissionais das unidades de saúde, inclusive quanto a necessidade de registro das doses aplicadas nos sistemas do MS e integre com as demais equipes; Realizem parceria entre Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação do Estado e do Município, Secretaria de Proteção Social e Direitos Humanos do Estado e do Município para que haja intensificação da conscientização e da vacinação no público atendido pelas secretarias. Dentre outras ações.
Por fim, o MP requisita ainda da Secretaria de Saúde, no prazo de 15 dias, a apresentação de plano, visando o cumprimento da cobertura vacinal obrigatória segundo o Programa Nacional de Imunização (cobertura de 90% para a BCG e de 95% para as demais vacinas), com cronograma das ações que serão realizadas durante o ano de 2023.
Leia a recomendação no PDF abaixo que o site Ipu Notícias teve acesso.